Todas as mães merecem carinho,
homenagem e reconhecimento, o ano inteiro. Mas em 2021, o Boticário quer
reconhecer aquelas que estão há mais de um ano enfrentando uma das maiores
provas de amor em suas carreiras profissionais e também do seu maternar. São as
profissionais da linha de frente do combate a Covid – médicas, cientistas,
enfermeiras, auxiliares, técnicas, fisioterapeutas, faxineiras, copeiras – e
tantas outras que, por amor e cuidado, se mantêm longe dos próprios filhos para
protegê-los do contágio por um vírus que pode matar, ao mesmo tempo em que se
dedicam em jornadas exaustivas para salvar a vida de tanta gente.
E para transbordar o coração
dessas mulheres escondidas pelas máscaras, face shields, toucas e paramentos de
segurança, a marca convidou a atriz Regina Casé, a dona Lourdes da novela Amor
de Mãe, para convocar a sociedade a manifestar reconhecimento, revelando essas
heroínas. As mulheres que exercitam o significado
mais amplo do cuidado, tendo
que sacrificar demonstrações de afeto para olhar o outro e proteger os seus,
serão as grandes estrelas da campanha do Dia das Mães do Boticário.
Para Gustavo Fruges, diretor
de comunicação e marca do Boticário, a campanha traz a essência da marca, do
amor e do cuidado com as pessoas, e da beleza em que tudo isso se traduz. “A
renúncia dessas mães ao se manterem distantes de seus filhos enquanto se
dedicam de corpo e alma à vida dos pacientes é emocionante e precisa ser
exaltada. A homenagem é um gesto de agradecimento, para retribuir essa
dedicação que faz parte da palavra Mãe”, diz.
A estreia aconteceu na sexta,
dia 9, no intervalo do Jornal Nacional. Com um minuto de duração, o filme,
produzido pela Stink, mostra Regina falando sobre a importância de todas as
mães, e explica o porquê de neste momento tão singular homenagear as mães da
linha de frente do combate à pandemia. “Não que a gente tenha se esquecido das
outras mães. Mas é que, hoje, estas mulheres não são apenas mães dos seus
filhos. São mães de um país inteiro”, justifica.
O manifesto convida todos a
prestarem essa homenagem. Durante um mês, até o Dia das Mães, o público será
envolvido em ações para engajar no movimento, incentivando uma corrente de
apoio e agradecimento à todas essas mães. Para isso, basta publicar uma foto de
uma mãe que esteja na linha frente com a #mãesquecuidam. Para acompanhar essa –
e as outras ações para a data -, basta conferir nas redes da marca.
A campanha criada pela
AlmapBBDO tem um extenso plano de mídia, envolvendo filmes e um enxoval de
peças digitais (#mãesquecuidam), com narrativas de histórias reais e protagonismo
dessas mães, por meio dos relatos de seus filhos.
“No momento mais difícil da
pandemia até agora, resolvemos falar das mães da linha de frente, aquelas que
se entregam completamente para cuidar do próximo. Ficam longe dos filhos, da
família, se arriscando todos os dias. Este sentimento de entrega, de amor,
carinho e cuidado, resume muito o que é ser mãe. Por isso, através delas, queremos
homenagear todas as mães do país que, hoje, também lutam pela sua sobrevivência
e dos seus filhos", destaca Marco Giannelli (Pernil), Diretor Executivo de
Criação da AlmapBBDO.