Consciência ambiental: Shopping transforma resíduos orgânicos em adubo

21/10/2021
Compartilhe:
|


A cada 100 quilos de resíduos orgânicos, 25 quilos de adubo são gerados. Primeiro na capital, o Shopping Campo Grande conta com uma composteira para dar destinação correta aos resíduos orgânicos gerados na praça de alimentação. Desde o início da operação, em agosto, 120 quilos de adubo já foram produzidos a partir de três ilhas de separação de resíduos instaladas no local. A prática complementa as ações de sustentabilidade do centro de compras.

“A proposta visa atender aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas), atrelado às estratégias de iniciativas positivas da BR Malls. Trata-se de uma ação muito importante, de consciência e desenvolvimento sustentável, que iniciou neste ano e prevê ainda iniciativas futuras”, explica Andrea Di Francesco, coordenadora de Experiência do Consumidor.

A composteira Topema trabalha durante 15 dias do mês e o adubo é utilizado nos projetos de jardinagem do Shopping, mas a meta é instalar uma horta orgânica em canteiros e toda a produção, que tem previsão de começar este ano, terá uma parte destinada aos clientes do Shopping. Outro destino será o projeto do telhado verde, com jardinagem na cobertura do empreendimento, que deve ser estruturado até 2022.

Além dos orgânicos, materiais recicláveis como alumínio, plástico e papelão são separados e destinados para a reciclagem. Entre agosto e setembro, 8.280 kg de papel, 384 kg de metal e 313 kg de plástico foram coletados no espaço. Para incentivar maior adesão às ações de sustentabilidade, o Shopping deve criar, ainda neste ano, o selo “Lojista Recicla”, onde as lojas que mantiverem boas práticas ambientais, como o estímulo à reciclagem, contarão com o reconhecimento.

“Estas medidas são um incentivo para que todos nós tenhamos hábitos conscientes e que medidas simples, como separar o lixo e fomentar a reciclagem, se tornem rotina e, assim, cada um faz sua parte para um mundo mais limpo, sustentável e preservado”, finaliza Andrea.


Foto: Divulgação

Peça sua Música
Obrigado por participar! =)
Tag3 - Desenvolvimento Digital