Programação

Festival Comitiva dos Chefs começa nesta sexta-feira

15/08/2019
Compartilhe:
|


Gastronomia regional, chefs de renome nacional e internacional, cinema, música, teatro, aulas show e muitos sabores, tudo isso faz parte da programação do Festival Gastronômico Comitiva dos Chefs. A abertura do festival será nesta sexta-feira (16) às 18h e a primeira aula-show é com chef pernambucano Cumpade João, que irá ensinar como preparar o Banquete Para o Rei, um prato introduzido no Brasil pelos africanos e que hoje faz parte da cultura e gastronomia baiana. “Esse prato é servido como iguaria para um orixá denominado Xangô, é embasado em carne bovina (peito ou rabada) puxado no aziete de dendê”, detalha o chef. 

  

João destaca a importância da realização de um festival como o Comitiva dos Chefs para a valorização e difusão da cultura regional. “Somos o que comemos e hoje estamos acostumados com essa cozinha modista e esquecemos nossas raízes, por isso aceitei desafio de trazer para o festival algo que representasse o Nordeste, esse prato é pouco marcante, quem come não esquece.” 

  

O Comitiva dos Chefs oferece uma oportunidade única de conhecer os mais diversos e surpreendentes sabores da culinária regional, como, por exemplo, o Flan de Jatobá, uma sobremesa de origem romana, adaptada pela chef Andrea Diniz. “O fruto do jatobá é muito nutritivo e queria mostrar que mesmo com sabor bem forte pode ser usado em uma sobremesa de forma saborosa, por isso adaptei a receita original do flan, que é a base de gelatina, e acrescentei a farinha de jatobá”, explica chef. 

  

Além de experimentar novos sabores, quem for ao festival poderá acompanhar a final do concurso amador de confeiteiro, chef e churrasqueiro e participar de mesas redondas com os temas “A Nova Cozinha Pantaneira”, “Insetos Comestíveis/Pancs” e “A influência dos imigrantes na gastronomia do Mato Grosso do Sul.” 

  

Durante todo festival, o Corredor Gastronômico oferece grande variedade de pratos da culinária regional. Cada prato terá valor máximo de R$ 25, e a animação fica por conta de Marcelo Loureiro, Gideão Dias, e das bandas Play Sounds e Beatles Maníacos. No sábado e domingo das 14h às 17h as crianças poderão participar das oficinas de cerâmicas, e domingo, às 16h, haverá apresentação circense com Grupo Circo do Mato. 

  

A edição 2019 será realizada na Plataforma Cultural, localizada na Esplanada Ferroviária, entre 16 e 18 de agosto, em Campo Grande (MS). O endereço é Avenida Calógeras, 3015, Centro. Para conferir a programação completa e se inscrever nas aulas-show, acesse o site www.comitivadoschefs.com.br. 

Peça sua Música
Obrigado por participar! =)
Tag3 - Desenvolvimento Digital