Programação

Manutenção Dançurbana - 15 anos: alunos recebem oficina de mediação cultural e apresentações do espetáculo ‘Plagium?’

19/08/2017
Compartilhe:
|

Ao completar 15 anos de atuação, a Cia Dançurbana realiza o projeto ‘Manutenção Dançurbana’, que contempla três eixos de ações: manutenção e aperfeiçoamento do corpo técnico do grupo; resgate, releitura e apresentação de cinco espetáculos de seu repertório em escolas públicas (com oficinas de mediação cultural) e; circulação do espetáculo ‘FLUZZ’ pela região centro-oeste. Nesta etapa os estudantes das escolas estaduais José Maria Hugo Rodrigues e Waldemir Barros da Silva recebem oficinas de mediação cultural e apresentações do espetáculo ‘Plagium?’. 



O espetáculo ‘Plagium?’ foi criado e estreou em 2009. De lá pra cá circulou por 11 cidades do Norte e Nordeste do Brasil, pelo SESC Amazônia de Artes em 2012; foi apresentado em 43 cidades do país, pelo projeto SESC Palco Giratório em 2014; entre outras apresentações. Tem o propósito de questionar a autoria em dança e quais ferramentas usadas para que uma criação seja considerada autêntica – original ou cópia? Tudo que criamos é original? A partir dessas indagações este trabalho apropria-se de recortes de obras de companhias de dança reconhecidas para criar um espetáculo particular. Neste ano ‘Plagium?’ foi revisitado e ganhou um novo formato. 

  

“Nesta releitura há referências do trabalho original de 2009 e novas inspirações de espetáculos de companhias e artistas, como: Ginga Cia de Dança (Cultura Bovina), Cena 11 (Cartas de amor ao inimigo), Quasar Cia de Dança (Coreografias para ouvir) e Ohad Naharin (O Decadence). São grupos e artistas que são ou foram em algum momento referência em nossa trajetória”, revela o diretor da Cia Dançurbana, Marcos Mattos. Em ‘Plagium?’ apresentam-se Adailson Dagher, Ariane Nogueira, Irineu Ruach, Jackeline Mourão, Maura Menezes, Lívia Lopes, Ralfer Campagna, Reginaldo Borges, Rose Mendonça e Thiago Mendes. 

  

Antes de assistirem ao espetáculo os alunos das duas escolas estão participando de oficinas, que começaram em junho com a arte educadora Kelly Queiroz. O objetivo é sensibilizar os estudantes para as apresentações e aproximá-los do fazer artístico. Durante as oficinas Kelly discorre sobre a postura do espectador, fala de aspectos técnicos de ‘Plagium?’ e sobre temas relacionados ao trabalho, incentivando os estudantes a reflexão. “Depois, eles irão assistir ao espetáculo e poderão vivenciar tudo o que temos debatido. Finalizaremos a ação com um encontro final, no qual iremos conversar sobre as impressões que eles tiveram em todos os processos”, descreve.    

  

De setembro a dezembro deste ano mais três trabalhos serão rememorados e apresentados nestas escolas (junto com a realização das oficinas): ‘Singulares’ (2012), ‘De Passagem’ (2015) e ‘FLUZZ’ (2016). 


  

Manutenção da companhia 

  

Dentro das atividades do projeto está a manutenção/aperfeiçoamento do corpo técnico do grupo. Ao todo, 15 profissionais estão sendo remunerados e participando das atividades de capacitação, com ensaios diários; aulas técnicas de dança contemporânea, de improvisação e breakdance e; preparação corporal, com aulas de condicionamento físico e de pilates. 

  

“Por meio de investimento do Fundo de Investimentos Culturais-FIC, da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania – SECC e do Governo do Estado de MS e, com os nossos patrocinadores O Boticário na Dança, Eletrobras Furnas e Digix, pela primeira vez conseguimos criar uma estrutura de trabalho e recriar os espetáculos de nosso repertório”, destaca Marcos. 

  

Serviço: as apresentações do espetáculo ‘Plagium?’ são abertas ao público e acontecem no dia 21 de agosto, às 10h, na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, localizada na rua Palmácea, s/n, Bairro Moreninha I e no dia 25, às 17h e às 21h, na Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, localizada na rua Hugo Pereira do Vale, 468, conjunto residencial Mata do Jacinto. A entrada é gratuita.


(Fonte: assessoria / fotos: divulgação e Reginaldo Borges)

Peça sua Música
Obrigado por participar! =)
Tag3 - Desenvolvimento Digital