O Boticário, partindo da
premissa de que o Dia do Amor – termo criado e instituído pela marca para
comunicar a data, que deve ser celebrado independentemente do formato ou acordo
– convida os apresentadores Fernanda Paes Leme e João Vicente para estrelarem o
filme de campanha da marca. Com muito humor, por meio do conceito “O amor se encontra no Boticário”,
celebrando a beleza de ressignificar as relações e que o ato de presentear vai
além dos rótulos tradicionais: é sobre afeto, cuidado e conexão, seja com um
novo amor, um amor antigo, amigos, com quem faz parte da sua história ou você
mesmo. A escolha de Fernanda e João, que já viveram um relacionamento e hoje
são grandes amigos, reforça a ideia de que o amor se transforma.
Com foco no digital, a
campanha, criada pela AlmapBBDO, se materializa no filme que pode ser conferido
na íntegra no YouTube e em pílulas de conteúdo - no formato de esquete - nas
redes sociais do Boticário. A partir da
história de Fernanda e João, o roteiro aborda sobre a maturidade do amor, mesmo
após o término do namoro, quando as relações podem ser ressignificadas e brinca
com a naturalidade com que ambos encaram o passado e o carinho que permanece.
No filme, os dois trocam presentes, mostrando que o amor permanece de outras
formas e que ainda há espaço para afeto.
“Construímos uma narrativa no
Dia do Amor que prevalece em todas as datas: celebrar o amor sem estereótipos.
No ano passado, falamos sobre o amor dos recomeços, já neste ano abordamos a
pluralidade da data. E ninguém melhor para aterrissar nesse conceito do que o
ex-casal Fernanda Paes Leme e João Vicente, além de serem ex-namorados e amigos
de longa data, são muito queridos do público e compartilham a forma positiva e
bem-humorada de encarar a vida, dando o tom e leveza para a estratégia que é
nativamente digital”, afirma Carolina Carrasco, diretora de Branding e
Comunicação do Boticário.
Este ano, a marca aposta em um
tom mais focado no presentear e bem-humorado para a campanha de Dia do Amor. O
filme, produzido pela Saigon com direção de Silvio Cunha, tem como proposta –
segundo Marco Giannelli (Pernil), CCO da AlmapBBDO – reunir dois ex-namorados
famosos atendendo a pedidos do público online para celebrar o amor. “A ideia de
juntar o João e a Fernanda veio da observação das redes sociais que vivem
‘shippando’ os dois. Por isso, nos pareceu muito apropriado fazer uma campanha
com eles para 'Dia do Amor', trazendo um toque de humor e usando as
celebridades com pertinência para fortalecer esta marca icônica",
complementa Pernil.
Além do filme, a campanha
conta com uma estratégia 360° que contempla desde conteúdo nas redes sociais,
até ativações e narrativas criativas com creators, que possuem relacionamentos
amorosos, relação de amizade com ex ou trazem o tema em suas redes, com tom bem
humorado e relacionado com o presentear do Boticário, que foi eleita a melhor
marca* para presentear quem se ama. O assunto começa no Instagram, dando o
start da campanha digital, que depois é amplificada para o TikTok, X, YouTube e
Pinterest, e também em outros formatos de mídia, como TV Digital e OOH. Por
meio da hashtag #TodoAmorTemPresente, o movimento reforça que, presentear é uma
forma poderosa de expressar sentimentos, independentemente do status da relação
e que há espaço para afeto, gentileza e cuidado em todos os tipos de vínculo.
Dia
do Amor do Boticário: desde 2022, reconhecendo e celebrando o amor em todas as
suas formas
Desde 2022, o Boticário
decidiu dar um novo significado ao tradicional 12 de junho, em que se comemora
o Dia dos Namorados no Brasil, para celebrar o Dia do Amor - ampliando a data
mais afetuosa do ano para caber mais do que apenas os namorados, mas todo e
qualquer tipo de relação que tem o amor como combustível. O movimento foi adotado para reforçar que as
inúmeras formas de amar também podem, e devem, ser celebradas: seja pelos
solteiros que colecionam contatinhos, os amigos, que podem ser coloridos, os
casais de longa data que já comemoraram todos os tipos de bodas, os adeptos do poliamor
e até mesmo aquele ex, que vez ou outra, vira atual novamente. O significado
que a marca atribuiu para a data endossa a presença da marca no território do
amor e celebra a diversidade de tipos de relações – como forma de tornar a
comemoração mais inclusiva, indo além de quem tem status de relacionamento
“namorando”.