MÍDIA > NOTÍCIAS > 8º Econtro Paulista de Fundações
23/08/2013 | 12h:35

8º Econtro Paulista de Fundações

A Associação Paulista de Fundações (APF) realizará em 13 de setembro, em São Paulo (SP), um debate fundamental neste momento em que o Brasil assiste a uma grande mobilização popular. Trata-se do 8º Encontro Paulista de Fundações, cujo tema central é O Protagonismo da Sociedade Civil no Desenvolvimento. A programação é bastante consistente, com painéis de discussão sobre os temas conjunturais mais importantes, à luz do Terceiro Setor, nos quais o público terá voz ativa e poderá apresentar suas questões e expor suas opiniões, elevando, assim, o debate a alto nível.

No 1º painel, os Dilemas e Desafios do Desenvolvimento Brasileiro serão abordados pelos palestrantes Ana Valério Araújo, coordenadora executiva da Fundação Fundo Brasil de Direitos Humanos em São Paulo, Marcella Monteiro de Barros Coelho, Coordenadora da Semana Global do Empreendedorismo do Instituto Empreender Endeavor e José Reinaldo de Lima Lopes, Diretor do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Faculdade de Direito, da Fundação Getúlio Vargas. A Importância do Terceiro Setor para o Desenvolvimento e o Aperfeiçoamento da Democracia é o tema do 2º painel, que reunirá Antonio Jacinto Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social, Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann, e Ismael Rocha Jr., diretor acadêmico da ESPM-SP e coordenador da ESPM Social. 

No 3º painel, Inovação Social & Desenvolvimento – Casos Exemplares, experiências bem-sucedidas de organizações da sociedade civil que criaram saídas para superar problemas socioeconômicos brasileiros serão apresentadas por Isabella Viera Machado Henriques, diretora do Instituto Alana nas áreas de Defesa e Futuro e coordenadora geral do Projeto Criança e Consumo; Jorge Alfredo Streit, presidente da Fundação Banco do Brasil; Luiz Henrique da Silva Cordeiro, gestor da Fundação Roberto Marinho, e Sóstenes Brasileiro de Oliveira, diretor geral da Fundação Gol de Letra. Já o professor Marcelo Coutinho, da Fundação Getúlio Vargas, discorrerá sobre O Impacto das Tecnologias Digitais no Trabalho e nas Organizações e convidará a plateia a debater o tema. 

Também integra a programação a cerimônia de entrega do PRÊMIO Pedro Kassab/ PPK 2013, que nesta edição laureia o professor doutor Flavio Fava de Moraes, diretor geral da Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na categoria Pessoa Física, e a organização não governamental Graacc – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, como Pessoa Jurídica.
No encerramento, o embaixador Rubens Ricupero trará um amplo panorama acerca do tema principal do 8º Encontro Paulista de Fundações, O Protagonismo da Sociedade Civil no Desenvolvimento, com enfoque no Terceiro Setor, à luz de sua experiência como secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em dois mandatos (1995/1999 e 1999/2004) e subsecretário Geral da ONU no mesmo período. Ricupero foi também ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal (1993-1994) e ministro da Fazenda (em 1994), entre outros importantes cargos ocupados em sua trajetória.

Para a presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno, “às fundações e entidades do Terceiro Setor, cujo papel já tem sido fundamental na busca de soluções para o progresso socioeconômico brasileiro, cabe especial missão neste momento de ebulição popular, efervescência democrática e múltiplas reivindicações da população: agirem como captadoras dos anseios dos segmentos em que atuam e mediarem sua interação com o poder público”. “Dessa forma, darão imensa contribuição para um novo processo de avanço da democracia brasileira. Tudo isso torna ainda mais instigante e atrativo o 8º Encontro Paulista de Fundações, que se realiza num cenário em que o debate e o diálogo são fundamentais”, conclui a presidente da APF. 

Serviço
Evento: 8º Encontro Paulista de Fundações
Tema: O Protagonismo da Sociedade Civil no Desenvolvimento
Data: 13 de setembro de 2013
Horário: 8h30 às 16h30
Local: Espaço Sociocultural CIEE
Endereço: Rua Tabapuã, 445 – São Paulo – SP 
Informações e inscrições: www.apf.org.br/encontro2013
Organização: APF – Associação Paulista de Fundações
E-mail: apf@apf.org.br - Tel.: +55 11 3237-3193.

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing