MÍDIA > NOTÍCIAS > Ativa Idade celebra Dia do Idoso com apresentação de dança
30/09/2016 | 06h:34

Ativa Idade celebra Dia do Idoso com apresentação de dança

Desc Foto

O projeto Ativa Idade, da Fundação Manoel de Barros realizou um apresentação de dança no Asilo São João Bosco, para os internos e funcionários da entidade com a intenção de mostrar como a dança é uma grande aliada da terceira idade e também celebrar o Dia do Idoso, 01º de outubro.

 

O envelhecimento é um fator que gera grandes transformações no organismo, e essas transformações em sua maioria são prejudiciais para os indivíduos tornando-os descontentes com sua imagem e também gerando limitações, pois o corpo se torna mais lento sendo incapaz de realizar as atividades como em tempos anteriores. O envelhecimento faz com que o organismo funcione de forma diferenciada e o corpo torna-se menos flexível, os movimentos são mais lentos com perda da agilidade, as articulações vão perdendo a mobilidade e elasticidade, os ossos ficam mais fracos, ocorre uma deterioração do aparelho bronco pulmonar, gerando um comprometimento de todo o sistema respiratório, o aparelho cardiovascular também sofre diminuição de sua capacidade, ocasionando várias patologias decorrentes dessa situação.

Assim surge a necessidade de procurar formas para minorar os efeitos do envelhecimento e isso pode ser adquirido através da dança que é considerada por muitos autores uma das atividades mais completas. Desta forma a dança é a melhor opção para indivíduos da terceira idade, pois é uma atividade realizada em grupo facilitando a integração e fortalecimento das amizades, com superação de limites físicos, diminuindo assim as angustias e incertezas que cercam este grupo durante a vida cotidiana.

O cérebro é uma máquina surpreendente quando lhe é dada a motivação correta. Um estudo feito pelo Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, demonstrou que a dança para idosos regular é uma das melhores formas de prevenir a doença de Alzheimer e a perda de memória. Isso em relação a outras atividades comuns na terceira idade.

"Além disso, ela melhora o equilibrio, a resistência e a velocidade de caminhada, que são os principais fatores que levam a queda. Um treino ideal de dança para idosos começa com exercícios que trabalhem com a respiração", explica Rosangela. 

O diretor da FMB, Marcos Henrique Marques, comenta que o projeto visa o resgate da auto-estima e valorização pessoal do idoso com a re-programação dos movimentos corporais de forma harmônica por meio da dança, bem como oferecendo aulas de informática, oficinas terapêuticas ocupacionais, acompanhamento nutricional, odontológico, psicológico, estético, jurídico e assistência social, melhorando a qualidade de vida no dia a dia, potencializando o resgate emocional e as condição de escolha e decisão.

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing