MÍDIA > NOTÍCIAS > Campo Grande recebe comemorações aos 120 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão
29/10/2015 | 03h:35

Campo Grande recebe comemorações aos 120 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão

Em 2015 são comemorados os 120 anos de amizade entre Brasil e Japão, duas nações que se uniram com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação em 5 de novembro de 1895.

Em nome dessa amizade o Príncipe Akishino e a Princesa Kiko visitam o estado, passando por Miranda e Campo Grande nos dias 1 e 2 de novembro. E como em festa não pode faltar dança, no dia 7 de novembro um grande e inédito espetáculo acontecerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, às 19h, com danças tradicionais da ilha de Okinawa.

Serão 18 dançarinos, entre as convidadas de peso estão as fundadoras da escola de dança Tamagusukuryu Senjukai, Tanita Yoshiko e Mieko Kinjo que receberam o título de Importante Patrimônio Cultural Intangível do Japão por promoverem a arte tradicional de Okinawa. Todas as músicas do espetáculo serão executadas ao vivo ao som dos instrumentos típicos da ilha, trazendo ao público brasileiro a oportunidade de conhecer mais sobre as artes okinawanas e sentir as origens da cultura e identidade uchinanchu.

Os ingressos custam R$ 50, e R$ 25 a meia entrada (idosos, estudantes, deficientes e crianças até 12 anos. A apresentação do comprovante de meia entrada, e documento com foto, é obrigatória na entrada do espetáculo.), e podem ser adquiridos nos postos de venda. O evento recebe o apoio da Fundação Manoel de Barro e da Uniderp FM.


Relação Brasil-Japão

O Brasil tem a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão, estima-se que já sejam cerca de 1,6 milhão de descendentes. Campo Grande possui a 3ª maior colônia de descendentes, a maior de todas está localizada em São Paulo, mais precisamente no bairro da Liberdade, a segunda maior colônia fica no Paraná.

Quando o tratado de amizade foi assinado, 120 anos atrás, o Brasil sofria com a falta de mão de obra rural e aceitava imigrantes de vários países, com isso a aproximação com o Japão criava expectativas de que os novos imigrantes pudessem vir ao Brasil. Em 1908 a primeira leva de imigrantes japoneses chegou, e assim foi crescendo.

Atualmente, os brasileiros que vivem no Japão formam a maior comunidade não asiática no país. Segundo o Itamaraty, vivem hoje no Japão 193 mil brasileiros, mas já chegou a ter mais de 300 mil. A redução foi causada especialmente nos anos de 2008 e 2009 em razão do grande desemprego gerado pela crise econômica.

Com a recepção dos imigrantes, e o crescimento dos japoneses no Brasil, a relação de amizade entre as duas nações se estreitou em diversos âmbitos, como o econômico, setor agrícola, industrial e claro, as influências culturais em todo Brasil. Essa amizade Brasil-Japão é muito visível na nossa capital, um grande exemplo de mistura das culturas é a alimentação, o sobá, prato típico de Okinawa, conquistou o paladar dos sul-mato-grossenses e hoje é um prato tradicional da capital e considerado patrimônio cultural imaterial do município.

Mais que lembrar a importância desse relacionamento, as comemorações de 2015 também marcam o desejo de incentivar ainda mais essa aproximação entre Brasil e Japão, entre brasileiros, japoneses e descentes das duas nações.


Postos de venda:
Associação Okinawa de Campo Grande (Rua dos Barbosas, 110 – Vila Orpheu Bais / Tel: 67 3383-3954).
Loja Mercearia Oriental (Rua 13 de Maio, 1736 – Centro / Tel: 67 3382-2298).
Loja Hai Sai Empório Criativo (Pátio Central Shopping - 1º Piso, Rua Marechal Rondon, 1380 / Tel 67 3026-5132).
Loja Santa Lolla (Shopping Campo Grande - Loja 709, Av. Afonso Pena, 4730 / Tel 67 3029-0242).

 

Mais informações: 8121 - 7488 (Ana Oshiro, assessora do evento).
                                3383 – 3954 (Associação Okinawa de Campo Grande).

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing