MÍDIA > NOTÍCIAS > Curso mostrou principais dificuldades para captação de recursos
14/06/2016 | 05h:38

Curso mostrou principais dificuldades para captação de recursos

Desc Foto

Aconteceu no dia 10 de junho, no Centro de Treinamentos da Fundação Manoel de Barros, a realização do curso “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos”, ministrado pelo consultor Ricardo Falcão com mais de 40 anos de experiência nas áreas de responsabilidade social, elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos, planejamento estratégico e captação de recursos.

O objetivo do treinamento foi despertar nas pessoas o espírito empreendedor pondo suas ideias e sonhos em prática orientando-os para a elaboração de projetos e captação de recursos em diversas iniciativas. Principalmente, orientar sobre como transformar boas ideias em um bom projeto, e como conquistar patrocinadores.

Ricardo Falcão atuou por onze anos como analista financiador na Organização das Nações Unidas (ONU), United States Agency for International Development (USAID) e em organizações da sociedade civil. Gerente da RFalcão Consultoria e Planejamento, é professor do curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos do MBA em Gestão Cultural e em Gestão Social da Universidade Candido Mendes e do MBE em Terceiro Setor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em entrevista, Falcão avaliou que a escassez de profissionais capacitados no Terceiro Setor é um dos maiores problemas. “Uma dificuldade que afeta todas as áreas do Terceiro Setor é a falta de gerenciamento. As instituições são muito parecidas com microempresas, em que um técnico que gerencia e não uma pessoa preparada e estuda para tal cargo. Então sente-se muito a falta de pessoas qualificadas para serem gerentes de instituições do terceiro setor, por ser necessário pessoas qualificadas nas atividades meio. A maioria das instituições não tem uma área de captação. O Terceiro setor tem que começar a se profissionalizar e se tornar lucrativa para os beneficiários.

O curso possibilitou novos conhecimentos tanto para pessoas que já atuam na área quanto para quem tem projetos em mente, como é o caso da participante Milena Gunther. Ela está montando um projeto social, e com a participação no curso pode ter um melhor direcionamento nas ideias. “O curso trouxe grandes esclarecimentos para conseguir achar os financiadores corretos para meu projeto, aprendi também sobre formatação de projetos com mais clareza e que devemos sermos profissionais nesta captação”.

“Já trabalho com captação de recursos porém neste curso tive novos aprendizados. Não tinha nem idéia que existiam formas de captação de recursos no exterior e outras fontes aqui mesmo no Brasil. Trabalho mais com recursos públicos e não tinha conhecimento destas outras formas que aprendi no curso que abriu minha visão”, revela Elaine Nagano que é membro da Federação de Ginástica de Mato Grosso do Sul. 

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing