MÍDIA > NOTÍCIAS > Dançurbana apresenta espetáculo 'FLUZZ' na Capital
30/08/2016 | 03h:20

Dançurbana apresenta espetáculo 'FLUZZ' na Capital

Desc Foto

Um espetáculo que conecta a dança e a tecnologia, que engloba as danças urbana e contemporânea com a técnica da improvisação e, que apresenta uma trilha sonora exclusiva, assim é ‘FLUZZ’, o mais novo e inovador espetáculo da Cia Dançurbana, que estreia dia 02 de setembro de 2016, às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande-MS, com entrada gratuita.

Como o nosso corpo se relaciona com a tecnologia? Diante de uma sociedade cada vez mais ‘conectada’, nasceu a ideia de criar um espetáculo que pudesse promover o diálogo sobre o tema. “Nossa pesquisa está diretamente ligada sobre como o corpo se comporta diante da tecnologia, como ele tem que fazer modificações para se adaptar a isso. Nos baseamos em diferentes aspectos da tecnologia: interação, participação, mídia sociais, entre outros. E nos inspiramos no autor Augusto de Franco, escritor e investigador da ‘Nova Ciência das Redes’, pesquisador que guiou nossos estudos, criação e nome do espetáculo”, conta Marcos Mattos, diretor e coreógrafo da companhia. 

Em ‘FLUZZ’ o corpo é o ponto de partida que aponta para diferentes direções, pois o caminho é o próprio fluxo. No palco, técnicas de danças urbanas, dança contemporânea e improvisação são utilizadas pelos seis intérpretes-criadores para tecer uma rede de conexões. O corpo é o grande comunicador entre pessoas. É pele, sensação, carne, gesto, medo, posição, lugar, espaço.  

Os corpos dos intérpretes assumem diferentes formas. Passeiam pela desconstrução do que já existe, desafiam o tempo-espaço, navegam pelo real e o imaginário. Os movimentos são diálogos em rede e buscam entrelaçar o atemporal.  As conexões entre os corpos e o meio abrem inúmeras possibilidades de interações e transformações. 

A trilha sonora será construída ao vivo, conforme o olhar do VJ Reginaldo Borges Soares, por isso cada apresentação de ‘FLUZZ’ terá uma trilha exclusiva. Outro aspecto que torna cada sessão do espetáculo única é a improvisação, técnica que também será aplicada em cena. “O público verá cenas improvisadas e cenas coreografadas. Até por conta de uma referência muito grande das redes, do fluxo que se cria, da relação tempo e espaço, a improvisação tem muito disso, é aqui e, agora, as redes também tem isso, tem aquele aplicativo, por exemplo, em que você manda uma imagem que depois de certo tempo é apagada’, acrescenta Marcos.

Outro destaque é o figurino, baseado em jogos, videogame e também na ideia dos ‘recortes’. “Dentro de um experimento que fizemos com um smartphone, percebemos que nós, enquanto usuários, sempre fazemos um recorte daquilo que queremos ver e nos inspiramos neste hábito para a concepção do figurino”, completa.

A criação do espetáculo foi aprovada pela Lei Rouanet, conta com o patrocínio de O Boticário na Dança, Eletrobras Furnas e Digitho Brasil e, apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). A Cia Dançurbana foi a primeira companhia de dança sul-mato-grossense a conquistar o concorrido edital de O Boticário na Dança. 

Para Marcos, os patrocínios e apoios são um reconhecimento do trabalho que a companhia vem realizando desde 2002: “A Cia Dançurbana sempre foi vislumbrando um lugar e pensando no aperfeiçoamento técnico e estético de seu elenco e de suas produções, como um todo. O olhar sensível dos patrocinadores e apoiadores potencializa a produção do artista, da companhia, tira-nos do lugar comum. Estamos nos conectando com o mundo”.

Depois de Campo Grande-MS, a companhia segue com apresentações em Dourados-MS, no dia 16 de setembro, às 20 horas, no Clube Indaiá; em Três Lagoas-MS, em 30 de setembro, às 20 horas, no Barracão da NOB e; em Corumbá, em 18 de novembro, às 20 horas, no Auditório Salomão Baruki. Nestas cidades também serão realizadas oficinas de Danças Urbanas.

Serviço: A estreia do espetáculo ‘FLUZZ’, da Cia Dançurbana, acontece no dia 02 de setembro de 2016, às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha, localizado dentro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande-MS. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados a partir das 19 horas no dia e local da apresentação. Mais informações (67) 99287-6433, pela fanpage www.facebook.com/paginadancurbana e pelo site www.dancurbana.com.br.  

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing