MÍDIA > NOTÍCIAS > Erudito e ritmos da fronteira são atrações do Som da Concha com Quarteto Danzi e Grupo A3
09/11/2012 | 12h:33

Erudito e ritmos da fronteira são atrações do Som da Concha com Quarteto Danzi e Grupo A3

O projeto Som da Concha, da Fundação de Cultura do governo do Estado, leva para o Palco da Concha Acústica Helena Meireles a música erudita e os sons fronteiriços com o Quarteto Danzi e o Grupo A3. Os shows acontecem no próximo domingo (11) às 18h30. A entrada, como sempre, é de graça.

Formado pelos jovens músicos Gleison Ferreira e Caio Fortunato (Violinos), Rafael Dantas (Viola) e Rafael Henrique (Violoncelo), o Quarteto Danzi é uma das grandes revelações de novos talentos da música clássica no
Estado. Participam de diversas gravações em CDs e DVDs, e também em espetáculos diversos como concertos, peças de teatro e produções envolvendo grandes artistas e shows de música popular.

Vencedores do PRÊMIO Campo Grande de Música de Concerto em 2011 na categoria Música de Câmara, foram também premiados individualmente nas categorias de solistas. Fora do Brasil apresentaram-se em diversas cidades do Paraguai, Chile e Argentina participando como único grupo brasileiro no Festival de Musica de Câmara de Antofagasta, no Chile.

Já o Grupo Canto A3 é formado por André, Juninho e Franciele. O grupo forma a tríade de vozes, um estilo de vocalização incomum no Brasil. Segundo os integrantes, essa formação tem origem na música mexicana da qual o Paraguai soube muito bem apropriar-se e traduzi-la à sua maneira.

Os primeiros contatos com a música ocorreu dentro da própria família com pais, tios e primos. Gostavam de tocar e cantar em festas de família e amigos. Tudo era feito de forma muito descontraída e informal. Depois, começaram a se envolver com o coral da igreja e a partir daí não pararam mais.

Vindos de Amambai, cidadezinha do interior do Estado de Mato Grosso do Sul na fronteira com o Paraguai, os meninos que são de uma mesma família (dois irmãos e uma sobrinha) passaram a infância em contato com os músicos paraguaios e acabaram sofrendo a influência musical do país vizinho, assim como de outros países da América Latina.

O repertório marcado pelos ritmos fronteiriços muito comuns aqui no Estado como a polca paraguaia e o chamamé, também inclui outros gêneros folclóricos da musica latino-americana como o rasguido doble e a chacarera.


Som da Concha

O projeto é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul em parceria com a Fundação Manoel de Barros, TV Brasil Pantanal e 104 FM Rádio MS e prevê apresentação de shows em domingos alternados.

A Concha Acústica Helena Meirelles fica no Parque das Nações Indígenas, na rua Antonio Maria Coelho, 6000. Outras informações pelo telefone (67) 3314-2030. A entrada para os shows é franca. 
 

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing