MÍDIA > NOTÍCIAS > Feira fortalece importância da literatura para o desenvolvimento humano
07/07/2016 | 11h:46

Feira fortalece importância da literatura para o desenvolvimento humano

Desc Foto

A Feira Literária de Bonito, em segunda edição, homenageia a história e a obra de Lobivar Matos, poeta corumbaense do movimento Modernista que tem uma escrita atual e pulsante, que conta sobre o dia a dia da região do Pantanal. E deixa bem claro a importância da literatura no desenvolvimento humano, possibilitando a abertura de novos horizontes.

Na abertura, que ocorreu nesta quarta-feira (06), o ator Salim Haqzan apresentou aos presentes a história e a obra de Lobivar Matos. Estiveram presentes autoridades como o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, o superintendente da Secretaria de Estado de Cultura, Tecnologia, Empreendimento e Inovação (Sectei) Renato Roscoe, a secretária municipal de turismo Vania Mugartt, a secretária municipal de Educação Loiva Schiavo, o diretor-presidente da Tv Educativa Bosco Martins e representantes da cultura e turismo locais.

Cerca de três mil pessoas presentes na Praça da Liberdade puderam participar de um bate papo com o músico e escritor Tico Santa Cruz, autor dos livros "Pólvora" e “Clube da Insônia” que, assim como as autoridades, ressaltou a importância da literatura para ampliação da visão humana. “Ler é tão necessário quanto malhar ou qualquer outra atividade, e exige prática para criar o gosto. Sempre ressalto a necessidade dos jovens já começarem a criar intimidade com a leitura, se interessarem pelos livros. E espaços como este da Feira são muito importantes para contribuir com este estímulo e dar acesso a cultura”.

Maria Adelia Menegazzo, curadora da FLIB, comenta que a preparação da Feira teve como objetivo mostrar como a literatura é fundamental para a formação das outras artes. “Trazemos vários escritores para que a população tenha acesso e consiga ter uma formação como leitores. Esse trabalho de conscientização da literatura é de longo prazo, mas só de conseguirmos realizar esta segunda edição já é significativo”.

Para finalizar a noite, o Grupo Mamulengo Presepada apresentou a peça "Romance do Vaqueiro Benedito", com muita música e teatro de bonecos, divertindo crianças e adultos da plateia, que puderam interagir com os artistas.

 

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing