MÍDIA > NOTÍCIAS > Feira Literária de Bonito homenageia escritor corumbaense
30/06/2016 | 05h:58

Feira Literária de Bonito homenageia escritor corumbaense

Desc Foto

Um corumbaense será o grande homenageado da segunda edição da Feira Literária de Bonito (Flib), o escritor Lobivar Matos (1915-1947). Com uma produção literária intensa, o poeta foi autor de obras como Areôtorare: poemas boróros e Sarobá ainda muito jovem, antes dos 20 anos, na vanguarda do Modernismo brasileiro.

Maria Adelia Menegazzo, curadora da Flib, explica que Lobivar, junto de Manoel de Barros, é um dos autores mais estudados em nosso estado, mas ainda pouco conhecido do grande público. “Ele é uma peça importantíssima que marca o início da poesia moderna de nossa região. Sua produção conta sobre o cotidiano da região de Corumbá e do Pantanal, com personagens bem típicos, como as lavadeiras e os vaqueiros”, explica.

Quem quiser saber mais sobre a obra e vida de Lobivar, poderá participar da palestra “Lobivar Matos: O Poeta de Todos os Povos”, ministrada pela professora Susylene Dias da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e pela neta do escritor, Fernanda Matos. A palestra acontecerá no sábado (09) às 18:30, no Espaço Sarobá.

Sobre a Flib 2016 - A Feira Literária de Bonito acontecerá de 6 a 9 de julho, com o tema “Palavra Aberta. Palavra Liberta!”, retomando a proposta de formar novos leitores e aproximando o público da literatura, teatro, músicas e diversas outras formas de expressão cultural.

Estão confirmadas atrações como o Teatral Grupo de Risco, de Campo Grande; o Grupo Mamulengo Presepada, de Brasília; palestra com o publicitário e escritor Pedro Gabriel, responsável pelo projeto Eu Me Chamo Antônio, entre outros. 

A feira contará com show musical de Tetê Espíndola, espetáculo teatral “Autobiografia Autorizada” com o ator Paulo Betti, que também se apresentará no Espaço Sarobá, em um bate papo com os presentes. Autores de renome nacional estarão por lá, como Julio Maria, um dos críticos musicais mais importantes do país e autor da biografia de Elis Regina – Nada Será Como Antes.

Em 2016, a Flib envolverá cerca de 60 participantes, entre escritores, artistas e jornalistas e pretende bater o público da primeira edição, que reuniu 15 mil pessoas.  Serão mais de 40 horas de atrações que agitarão a rotina da cidade de Bonito.

 

Texto: Evelise Couto/Contexto Mídia

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing