MÍDIA > NOTÍCIAS > FMB comemora 96 anos do poeta Manoel de Barros
19/01/2013 | 05h:20

FMB comemora 96 anos do poeta Manoel de Barros

Sentado no sofá de sua casa e com um sorriso contagiante no rosto, foi assim que o poeta Manoel de Barros recebeu carinhosamente a equipe da FMB na tarde desta segunda-feira (17), que foram parabenizá-lo pelos 96 anos de idade.

Sobre suas poesias e seu reconhecimento, Manoel comentou que é conhecido pela linguagem diferente que usa. “Sou um poeta de linguagem e não de paisagem. Fiquei conhecido pela linguagem que utilizo, não só porque fui criado no Pantanal”.

Manoel de Barros nasceu no Beco da Marinha, beira do Rio Cuiabá em 1916. Mudou-se para Corumbá, onde se fixou de tal forma que chegou a ser considerado corumbaense. 

Atualmente mora em Campo Grande. É advogado, fazendeiro e poeta. Escreveu seu primeiro poema aos 19 anos, mas sua revelação poética ocorreu aos 13 anos de idade quando ainda estudava no Colégio São José dos Irmãos Maristas, Rio de Janeiro. Autor de várias obras pelas quais recebeu prêmios como o “Prêmio Orlando Dantas” em 1960, conferido pela Academia Brasileira de Letras ao livro “Compêndio para Uso dos Pássaros”. Em 1969 recebeu o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal pela obra “Gramática Expositiva do Chão” e, em 1997 o livro “Sobre Nada” recebeu UM PRÊMIOde âmbito nacional.

“Penso que a leitura e a frequentação das artes desabrocha a imaginação para um mundo mais puro. Acho que uma inocência infantil nas palavras é salutar diante do mundo tão tecnocrata e impuro”, declara o poeta Manoel de Barros a respeito de suas obras.

“Com a poesia de Manoel de Barros, “manuelamos”, brincamos com o “nada” e descobrimos o “tudo”, encontramos o “azul” usando “pássaros” e com isso superamos nossos limites usando as asas e os corações uns dos outros. Com isso, a equipe da FMB, várias vezes esteve no “céu” e tudo isso aconteceu porque permitimos receber o amor e a energia criativa contida na linguagem da poesia de Manoel de Barros, que hoje completa mais um ano de vida e de generosidade, pois sua linguagem poética e inventiva, amplia os horizontes das pessoas que por ela passam. No seu aniversário o presente é nosso, por receber o seu respeito e o seu carinho. Muito obrigado”, parabeniza o diretor da Fundação Manoel de Barros, Marcos Henrique Marques. 

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing