MÍDIA > NOTÍCIAS > FMB homenageia os 100 anos do poeta
06/12/2016 | 04h:47

FMB homenageia os 100 anos do poeta

Desc Foto

Neste ano em que ocorre o Centenário do poeta, a Fundação Manoel de Barros (FMB) se sente lisonjeada em ter recebido, há 18 anos, o crédito de confiança, podendo utilizar o nome do Manoel de Barros para estampar seus projetos e ações sociais.

Para homenageá-lo e estimular a sociedade sul-mato-grossense a buscar por Manoel, a FMB realizou um workshop para a escola de samba Igrejinha de Campo Grande-MS, que vai levar Manoel de Barros em seu enredo, assim como a escola de samba carioca Império Serrano. Um concurso de Criação Publicitária foi realizado entre acadêmicos do curso de publicidade e propaganda da universidade Uniderp. Com o nome de Um Passeio com Manoel, o concurso visou divulgar entre os jovens as obras do poeta. As criações ganhadoras estão expostas em um painel na entrada da FMB, na rua Ceará, 119.

E Um Passeio com Manoel também é o nome do programete que a Fundação e a rádio Uniderp FM 103,7 criaram para homenagear Manoel, na programação da emissora e nas redes sociais. São diversos depoimentos de artistas e amigos de Manoel de Barros que falam sobre as suas visões de mundo por meio do poeta. Depoimentos emocionantes que comprovam a singularidade de Manoel.

No dia 16 de dezembro, um espetáculo de dança organizado pelos participantes do projeto Ativa Idade será realizado no auditório do Crea-MS, na rua Sebastião Taveira, 272 - Monte Castelo, a partir das 19h, com o tema Manoel de Barros 100 anos.

“Nós queremos apresentar a sociedade as inspirações que as poesias e os conselhos do poeta nos deram para desenvolver ações nas áreas da arte, cultura e do fomento a educação. A linguagem que ele usa em suas obras é diferente e criativa. Assim, desperta na Fundação o uso da criatividade para promover suas atividades e encontrar o seu azul”, revela o diretor da FMB, Marcos Henrique Marques.

Com nossos projetos buscamos sempre levar aos nossos usuários o espírito de criança que o menino Manoel tem na maioria de suas obras, mostrando a importância de valorizar as pequenas coisas da vida, exemplificando que não precisamos de muito para sermos felizes.

 “A FMB tem o compromisso elevar e divulgar o nome e as obras de Manoel de Barros em todas as suas atividades culturais e sociais. Com profissionalismo e ética, ousando na criatividade para contribuirmos que o mundo de cada um possa ser maior do que já é. O homem Manoel de Barros foi finito como todos nós, mas o poeta e suas obras pautadas no belo sorriso, na simplicidade, no amor e na criatividade, permanecerão para sempre. Gerações após gerações”, afirma Marcos Henrique Marques.

No “panteão” dos poetas brasileiros, onde figuram, entre outros, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto, nosso Manoel de Barros é com certeza uma referência na literatura contemporânea.  Ele dispensa a razão e sempre buscou a força mágica das palavras, sendo um incansável incentivador das artes e da educação.

“Penso que a leitura e a frequentação das artes desabrocha a imaginação para um mundo mais puro. Acho que uma inocência infantil nas palavras é salutar diante do mundo tão tecnocrata e impuro”, nos ensina Manoel de Barros.

 

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing