MÍDIA > NOTÍCIAS > FMB inicia Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura em MS
22/08/2016 | 06h:47

FMB inicia Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura em MS

Desc Foto

A Fundação Manoel de Barros (FMB), a Uniderp, a Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e a Fundação Educacional de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Econômico de São Gabriel do Oeste (Funpesg) e Prefeitura de São Gabriel do Oeste firmaram uma parceria para o Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura em Mato Grosso do Sul, representando o novo ciclo do projeto Troca de Ovinos, desempenhado pela FMB, Uniderp e governo estadual, com o apoio da Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura de Mato Grosso do Sul.

Para marcar a primeira fase do programa, na ocasião foi entregue 30 ovelhas e um carneiro à instituição de São Gabriel do Oeste, com a finalidade de realizar estudos de qualidade e controle de pureza, qualidade e genética do ovino pantaneiro. “Com a parceria, promoveremos ações de intercâmbio técnico, científico, cultural, com atividades de ensino, pesquisa e extensão para o segmento e continuar com a missão social de beneficiar os pequenos produtores”, afirma o diretor da FMB, Marcos Henrique Marques.

“Neste momento nossa ação deixa de ser um projeto e se torna um Programa graças a estas parcerias que pensam no desenvolvimento do nosso estado. E nossas ações de extensão são voltadas para a responsabilidade social neste país, e este Programa vem ao encontro a nossa missão, possibilitado que nossos alunos também tenham essa consciência”, comenta a reitora da Uniderp Leocádia Aglaé Petry Leme.

A falta de conhecimento sobre gestão é o principal desafio para ampliar a produção desses animais no estado, na visão do pesquisador e coordenador de projetos do Centro Tecnológico de Ovinos (CTO) da Uniderp, Dr. Marcos Barbosa Ferreira. “Agora, nosso foco será capacitar e treinar o produtor para que ele possa crescer. O intuito é que o indivíduo saia da criação informal para uma gestão profissional, apostando na ovelha nativa”, explicou. 

Para o zootecnista e professor da Uniderp, Ivo Busato, o Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura em Mato Grosso do Sul auxiliará na diversificação agropecuária do estado. “A bovinocultura é muito forte em nossa região, junto com a produção de aves e suínos. Precisamos investir em outras atividades para tornar nosso estado ainda mais forte economicamente”, complementa.        

 “Agradeço a oportunidade de realizarmos essa parceria e fazermos essa difusão da raça do ovino pantaneiro e chegarmos aos produtores, principalmente para contribuir na agricultura familiar. Este trabalho será realizado em parceria com a prefeitura de São Gabriel do Oeste, a Agraer, e o Iagro. Queremos que a ovinocultura seja mais uma alternativa de produção em Mato Grosso do Sul”, destacou Léo Grison, diretor presidente da Funpesg. 

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing