MÍDIA > NOTÍCIAS > Fundação Manoel de Barros realiza projeto Ambulatório de Reabilitação Pós-covid, em parceria com o curso de Fisioterapia da Uniderp
30/04/2021 | 07h:30

Fundação Manoel de Barros realiza projeto Ambulatório de Reabilitação Pós-covid, em parceria com o curso de Fisioterapia da Uniderp

Novo pilar de atuação da FMB, ´Saúde´, foi anunciado hoje (30). Atendimento do Ambulatório é gratuito, voltado para pessoas de baixa renda.
Desc Foto

Nesta sexta-feira (30) a Fundação Manoel de Barros realizou o ´Café com Ideias – Apoio Social´, para apresentar aos parceiros Conselho Municipal do Idoso (CMI); Fórum Permanente de Entidades; Secretaria de Assistência Social (SAS); Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST); Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Uniderp, Ministério Público Estadual e Promotoria de Justiça (MP), a estrutura e as atividades que realiza pela promoção da Assistência Social. Um dos temas abordados foi o novo pilar de atuação da FMB, ´Saúde´, pelo qual a instituição realiza o projeto Ambulatório de Reabilitação Pós-covid, em parceria com o curso de Fisioterapia da Uniderp.

Com a missão de melhorar a vida das pessoas com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, para construção de uma sociedade justa e igualitária, por intermédio de parcerias, fundamentados nas reais necessidades da comunidade e no respeito à sua cultura, a Fundação atua sob os pilares: ´Assistência Social´, ´Arte e Cultura´, ´Pesquisa e Ensino´ e, a partir de agora, ´Saúde´.

“A Fundação Manoel de Barros já vinha promovendo a saúde com projetos como o Programa Eu Alimento e as aulas de hidroterapia para idosos. Com a pandemia buscamos formas de auxiliar ainda mais aqueles que precisam neste momento tão delicado, assim, passamos a realizar o projeto Ambulatório de Reabilitação Pós-covid, com o curso de Fisioterapia da Uniderp. O propósito é atender principalmente pessoas de baixa renda que foram acometidas pela doença e ficaram com sequelas. Buscamos com parlamentares que acreditam no nosso trabalho apoio para desenvolver este projeto e conseguimos duas emendas parlamentares, atuando juntamente com a Sesau”, diz Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.

Para os atendimentos do Ambulatório a Fundação adaptou os laboratórios de Fisioterapia localizados em sua sede, organizando uma estrutura para este serviço. Os atendimentos são voltados para pessoas acometidas pela covid-19 que ficaram com sequelas, casos moderados ou graves e, acontecem de segunda a quinta, por acadêmicos do último semestre de Fisioterapia (supervisionados pelos professores).

A coordenadora do ambulatório e professora de fisioterapia da Uniderp, Ana Carolina Demarchi, explica como funciona o atendimento ao paciente pós-covid: “Por meio de procedimentos específicos e individualizados, busca-se devolver ao paciente o status funcional mais próximo do que ele tinha antes da doença ou da internação prolongada. Todo o tratamento é monitorado, dando segurança ao paciente e permitindo um acompanhamento da sua evolução, para que haja uma melhora das principais queixas relatadas".

Projeto Ativa Idade também foi destaque no ´Café com Ideias – Apoio Social´

Em meio a pandemia do novo coronavírus, neste ano o ´Café com Ideias – Apoio Social´ aconteceu ao vivo, de forma online, e os participantes receberam em seus locais de trabalho via delivery um café da manhã especial. Na reunião, a equipe da entidade também apresentou ações que foram realizadas para a promoção da Assistência Social em 2020.

Pelo Ativa Idade, por exemplo, que busca promover a autoconfiança do idoso, foram realizadas diversas atividades inovadoras. Aulas de ginástica, informática, canto, pilates e tai chi chuan, que eram presenciais, passaram a ser virtuais com a pandemia. Além dessas aulas onlines, a FMB inovou e criou atividades para manter os idosos ativos e acolhidos durante o período de distanciamento social: ´I Concurso de Pintura – Cor: Essência da Vida´, ´Programa Madrinha e Padrinho´, ´Jardim do Manoel´, Live ´Pro Dia Nascer Feliz´ e ´Festa na Caixa + Apresentação Caminhamos´.

“A FMB é uma organização que tem como premissa a transparência, o ´Café com Ideias – Apoio Social´ busca mostrar por meio de evidências o que temos realizado e o impacto dessas ações nas vidas das pessoas. Na edição deste ano o tema foi ´Coisas boas acontecem aqui´, apresentamos para a sociedade, para os nossos apoiadores, os nossos trabalhos e os resultados colhidos mesmo neste período desafiante da pandemia”, finaliza Marcos Henrique.  

Mais informações sobre o Ambulatório de Reabilitação Pós-covid pelos telefones (67) 3348-8195 e (67) 99613-3710.

--

Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atualmente atua com patrocínio da Águas Guariroba, Comper, Uniderp e Vale e, conta com parceiros como: Conselho Municipal do Idoso, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho. Mais informações em www.fmb.org.br/FacebookInstagram ou pelo telefone (67) 3384-8042.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Manoel de Barros

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing