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30/05/2010 | 03h:19

Intenção de compras para o Dia das Mães volta a crescer na Capital

Comprovadamente, o Dia das Mães deverá trazer um novo alento ao comércio de Campo Grande. Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio/MS), em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e a Fundação Manoel de Barros (FMB), aponta que cerca de 91% dos consumidores deverão comprar presentes para sua mãe, sogra e esposa, movimentando aproximadamente R$ 60 milhões nos estabelecimentos comerciais da Capital. “É a maior entrada de DINHEIROno comércio, fruto de uma maior estabilidade do consumidor, que além de estar mais SEGURO, terá mais DINHEIRO para comprar presentes para a sua mãe”, avalia o vice-presidente da Fecomércio/MS, Edison Araújo.
“Detalhe importante apontado pela pesquisa deste ano é que o comércio deverá conseguir recuperar os valores históricos de venda. No ano passado foi notada uma redução de vendas, pois 86% disseram que iriam às compras e, em 2010, a intenção de compra cresce e retorna aos patamares observados pelas pesquisas realizadas desde 2005 pela Anhanguera-Uniderp”, comenta o coordenador da pesquisa, professor José Francisco dos Reis Neto. 
Valor e quantidade de presentes – Do total de consumidores que devem comprar presentes, mais de 68% devem entregar os mesmos para a mãe; 15%, para a esposa; 9%, para a sogra; e 7%, para outras pessoas. “O valor médio dos presentes será de R$ 130,00, bem superior aos R$117,00 do ano passado”, relata o pesquisador da Universidade, professor Celso Correia de Souza. 
A pesquisa indica que as mulheres deverão gastar ao redor dos R$ 130,00 com os seus presentes. Já os homens, mais econômicos, gastarão por volta de R$ 100,00. Com relação à quantidade de presentes que irão comprar, mais de 63% dizem comprar dois presentes, e 34% indicaram que poderão comprar entre dois e três presentes. “Esta distribuição é a mesma quanto ao sexo do consumidor”, explica o pesquisador José Francisco.
De acordo com o levantamento, mais de 61% dos consumidores farão as compras à vista. A opção de compra a dinheiro é a escolhida por mais de 51% e 9% devem utilizar o cartão de débito. Para aqueles que optam por comprar a prazo, 65% devem parcelar em até três vezes. “Isto é uma indicação de que o consumidor não deseja dívidas de curto prazo ou mesmo ampliá-las. Estes resultados são muito interessantes para os lojistas. O risco de inadimplência diminui com esta escolha dos consumidores e a entrada em caixa de dinheiro vivo é sempre muito boa nesta época do ano”, aponta o vice-presidente da Fecomércio/MS, Edison Araújo.
Sob o ponto de vista das mulheres e dos homens, ambos desejam pagar com dinheiro as suas compras. Porém, as mulheres desejam utilizar mais o cartão de crédito do que os homens. A utilização de cheques, tanto à vista como a prazo, será muito pequena neste Dia das Mães.
Local das compras - Quanto ao local de compras segue a preferência observada dos consumidores em outras pesquisas de datas festivas. Quase 46% comprarão nas lojas do centro, enquanto que mais de 38% preferem o Shopping Campo Grande. A preferência por compra nas lojas dos bairros aparece na preferência de 4% dos consumidores. Outros locais aparecem em menor escala. O valor dos presentes comprados nas lojas dos bairros será ao redor de R$75,00. Já para as compras nas lojas do Centro e do Shopping Campo Grande o valor deverá girar próximo de R$130,00. As classes econômicas A, B e C preferem comprar no Shopping Campo Grande, as lojas do Centro são as preferidas pelas classes B, C e D, as lojas dos bairros pela classe D e o Camelódromo é preferido pela classe E.

Presentes

Filhos, genros e noras, e maridos deverão comprar bolsas e acessórios (16%), vestuários (15%), PERFUMES e cosméticos (12%), calçados (11%) e flores (9%), como os principais presentes entre as várias escolhas. Dos 5% que disseram que deverão comprar eletroeletrônico, mais de 24% comprarão TV; 22%, câmara fotográfica; e 10%, secador de cabelos. “O presente TV pode estar correlacionado à Copa de Futebol na África do Sul. É um presente de uso para toda a família e a mãe é o motivo. Também, podemos associar a isto as grandes promoções e redução de preço deste equipamento que são oferecidas pelo comércio lojista local”, avalia o pesquisador Celso Correia.
Apenas 4% escolheram comprar eletrodomésticos para as suas mães. Estes estão distribuídos entre geladeira (15%), forno elétrico (15%) e forno de microondas, batedeira, lavadora de ROUPAS, fogão, secador de roupas, com 10% cada um. “É um presente com característica de utilidade para o lar. A sua escolha também está associada às boas promoções que as lojas têm proporcionado”, conclui Correia.

 

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