MÍDIA > NOTÍCIAS > INTERP completa seu primeiro ciclo de capacitação empresarial
02/12/2014 | 05h:41

INTERP completa seu primeiro ciclo de capacitação empresarial

Desc Foto

Na sexta-feira (28) encerrou o ciclo de Qualificação em Gestão Empresarial da INTERP-Incubadora de Empresas, com o módulo Tecnologia com a consultora Aline Marques.

A Qualificação proporcionou cinco módulos de capacitação para empreendedores e incubadoras, baseando-se no modelo CERNE - Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, com o apoio do SEBRAE-MS.

Durante os cincos dias de capacitações os participantes puderam adquirir conhecimentos nas áreas de Mercado com o consultor Carlos Henrique, Pessoal e Gestão com a consultora Adriana Gregório e Financeiro com a consultora Andréa Gregório.

O empresário Junior Cesar Jung Zanetti tem intenção de incubar sua empresa de eventos na INTERP, e por isso participou da Qualificação. Ele declara que os conhecimentos adquiridos abriram sua mente para seu negócio. “Me ajudou muito estas capacitações. Minha empresa é recente e por não ter muita experiência absorvi cada conhecimento, assim melhoro meu negócio e evito erros”.

A consultora Adriana Gregório declara que a questão do empreendedorismo é fundamental para que os empresários possam tomar consciência e avaliar as competências que podem e devem desenvolver, para que o empreendimento deles tenha sucesso. “A gestão de planejamento estratégico vem com essa intenção de maximar os acertos. É preciso que eles olhem melhor para os cenários regional e nacional para que possam investir melhor os seus recursos, pois com certeza todo esse conhecimento que a INTERP está proporcionando é a base de sensibilização para que depois se aprofundem”.

Lendro Zanquetti é membro da Incubadora PIME da UFMS e participou do ciclo de capacitação. Para ele tudo que foi ensinado será de muito valia para os incubados. “Para a incubadora foi excelente estas capacitações, porque vou poder levar todo esse conhecimento para nosso incubados, muitas dúvidas que eles tinham, que agora poderei ajudar”.

Oferecendo a consultoria de Tecnologia, a consultora Aline Marques orientou os participantes sobre a propriedade intelectual, responsável por tutelar o registro das marcas, desenhos industriais e depósito das patentes. “É muito importante que o empresário registre sua marca, produtos e serviços, pois contribui com a visibilidade da empresa e evita que eles percam esse registro futuramente. Quando se lança uma marca e tem consciência que precisa registrar essa propriedade, o empresário se protege e agrega valor ao produto e impedi que terceiros façam reprodução”.

Desenvolvendo um produto tecnológico e incubado da INTERP, Reginaldo Castilho revela que foi muito produtivo participar da Qualificação, pois agora tem mais conhecimento de como atuar no mercado. “Não sabia como fazer para registrar a patente de um produto, e agora que sei vou por em prática. Com todas as informações da capacitação vou conseguir melhorar o plano de negócios, e saber como atuar no mercado, gerir e lidar com clientes”. 

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing