MÍDIA > NOTÍCIAS > INTERP participa da Rota do Desenvolvimento em Bonito
27/04/2016 | 07h:23

INTERP participa da Rota do Desenvolvimento em Bonito

Desc Foto

A INTERP - Incubadora de Empresas da FMB, está participando da Rota do Desenvolvimento e do XI Encontro Regional de Ambientes de Inovação do Centro-Oeste, que acontece na cidade de Bonito-MS até o dia 28 de abril. O evento tem como objetivo aumentar a produtividade e competitividade das micro e pequenas empresas de Mato Grosso do Sul.

A Rota do Desenvolvimento Região Sudoeste é a sexta e última edição do projeto no ano de 2016. “A Rota do Desenvolvimento, nos moldes em que foi realizada até agora, termina nesta edição da Região Sudoeste, que acontece no município de Bonito”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, que representou o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia de abertura do evento.

Nas edições anteriores a Bonito, realizadas em Nova Andradina, Coxim, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, foram abrangidos 62 municípios e realizados 6 mil atendimentos. Em cada edição, mais de 200 atividades foram oferecidas pelo governo do Estado (Semade, Imasul, AEM-MS, Jucems e outros parceiros governamentais) juntamente com o Sebrae-MS e outras entidades do setor produtivo. A Rota é uma ação promovida no âmbito do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq).

A solenidade de abertura da Rota do Desenvolvimento Região Sudoeste contou com a presença do diretor da Fundação Manoel de Barros e coordenador da INTERP, Marcos Henrique Marques; diretor-presidente da Fundtur, Nelson Cintra; do diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine; de Lorena Mendez, vice-ministra do vice-Ministério de micro, pequenas e medias empresas do Paraguai; de Bruno Varuno Vaccotti, vice-presidente da IncuPar; de Oscar Salazar Yaryes, presidente do Clube de Negócios de Assunção e de Jardel Pauber Matos e Silva, presidente da Rede MS de Inovação.

Também estiveram presentes os prefeitos Douglas Rosa Gomes (Bela Vista); Dr. Jun Iti Hada (Bodoquena); prefeito Manoel Viais (Caracol); Jácomo Dagostin (Guia Lopes da Laguna); Dr. Erney (Jardim); Gerson Garcia (Nioaque); Heitor Miranda dos Santos (Porto Murtinho) e Ari Basso (Sidrolândia). Eles receberam o Kit Propeq contendo o Mapa de Oportunidades dos Municípios, Diagnóstico da Lei Geral, o Estudo de Desburocratização dos Municípios e o Roteiro Metodológico Para Elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação. Os kits foram entregues pelo secretário Jaime Verruck, pela Diretora-Técnica do Sebrae-MS, Maristela França e pelo secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna.

Jaime Verruck, Maristela França e Ricardo Senna, juntamente com o diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine, assinaram ainda editais e termos de cooperação relacionados a projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Por fim, o titular da Semade e diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul entregou 14 licenciamentos ambientais a empreendimentos da região.

Durante a Rota acontece também o XI Encontro Regional de Ambientes de Inovação do Centro-Oeste (ERINCO): o Novo Marco Legal da Inovação. Organizado pela Rede Centro-Oeste de Inovação (RedeCO) e pela Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação (RedeMS), tem como objetivo reunir as redes e os ambientes de inovação dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing