MÍDIA > NOTÍCIAS > Manoel de Barros é homenageado em 180 anos da ALMT
13/08/2015 | 06h:41

Manoel de Barros é homenageado em 180 anos da ALMT

Desc Foto

Nada melhor do que música e poema para comemorar os 180 anos de instituição da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que aconteceu no dia 12 de agosto em Cuiabá-MT . Melhor ainda, por isso acontecer com show de artistas regionais que representam a origem da cultura mato-grossense e sul-mato-grossense, como o músico Marcelo Loureiro e o espetáculo cênico-musical Manoel – Leite e Barro Pantaneiro. A Fundação Manoel de Barros (FMB) esteve presente no evento e prestigiou a bela homenagem ao nosso saudoso poeta. 

O multi-instrumentista Marcelo Loureiro, residente em Campo Grande-MS, encantou os presentes no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros com o show de cordas. Com uma habilidade incrível ao violão, o artista deixou o público empolgado com músicas sul-americanas, passando ainda pelas guaranhas e o tango.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois dele, foi a vez de músicos de Mato Grosso subirem ao palco para se apresentar no espetáculo cênico-musical Manoel – Leite e Barro Pantaneiro, sob a produção de Regina Kaiser e adaptação de Luis Carlos Ribeiro. A direção musical ficou por conta de Pescuma e Habel dy Anjos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luis Carlos Ribeiro conta que a ideia surgiu no final do ano passado e, a princípio, contaria com textos de outros artistas. Quando o grupo se reuniu para discutir a peça, Manoel de Barros estava doente e uma semana depois veio a falecer. Com isso, surgiu a ideia de homenageá-lo com todo o  tempo do espetáculo, apresentado parte de suas obras, demonstrando o grande poeta de Mato Grosso.

Manoel foi escolhido por  melhor representar o elo que existe entre os dois estados. Regina Kaiser lembra que ele nasceu em Cuiabá e morreu em Campo Grande. Sempre muito humilde, chegou a escrever “Não sou biografável”, um dos textos que foi apresentado por Luis Carlos no espetáculo e que emocionou já no início.

Com artistas como Henrique, Claudinho e Pescuma, o espetáculo também animou o público com o bom e velho rasqueado, que contou com a participação do músico Ligeirinho no Acordeon. Para completar o time, no palco, Habel dy Anjos na viola de cocho, Raul Fortes na percussão, Fernando Sachs, na flauta, inseriram na apresentação o típico siriri. Outras músicas autorais também foram tocadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luis Carlos Ribeiro é o poeta que interpreta os textos de Manoel de maneira simplista, assim como seus poemas. Ao todo, ele subiu ao palco cinco vezes para apresentar as obras de um dos mais aclamados poetas brasileiro da contemporaneidade. Alto retrato, Cavalo Ruano, O menino e o Passarinho e Mundo Renovado foram  alguns dos poemas apresentados.

 

(Fotos: Karen Malagoli/ALMT)

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing