MÍDIA > NOTÍCIAS > Manoel de Barros é tema da 21ª Semana do Livro do SESC
11/05/2011 | 05h:08

Manoel de Barros é tema da 21ª Semana do Livro do SESC

Cores, luz, vida e poesia estão reunidas no ginásio do SESC Camilo Boni em Campo Grande. Na noite da última terça-feira (10) foi aberta oficialmente a 21ª Feira de Livros do SESC e Semana Literária Manoel de Barros.
Durante o primeiro dia de evento, que conta com o apoio da Fundação Manoel de Barros (FMB), foi realizado um bate papo com a participação dos escritores Arnaldo Pinheiro Montalvão Júnior, Edgar Cesar Nolasco e Marcos Antonio Bessa Oliveira.
O diretor administrativo da FMB, Marcos Henrique Marques comentou a iniciativa. “Um dos nossos objetivos é fomentar a prática da leitura, ampliar o conhecimento e a cultura. Apoiar a feira é cumprir a missão da Fundação”, destacou.
Marques enfatizou ainda projetos que recebem o apoio da Fundação. “Recentemente unimos dois projetos, resultado num terceiro - o Letras de Barros. Este projeto leva a poesia de Manoel de Barros para as crianças do campo e promove uma integração entre alunos do campo e da cidade”. 
De acordo com coordenador de cultura do SESC/MS, Francisco Araújo, a escolha por Manoel de Barros não é apenas pelo conjunto da obra. “Além de ser um grande escritor ele é uma figura emblemática, um mago das palavras. Quando se fala em Centro Oeste, em Mato Grosso do Sul é da contribuição dele que estamos falando. Ele faz valer a literatura do nosso Estado, ele é referência”, explicou.
Para a diretora dos programas sociais do SESC, Elza Arakaki esta é uma ação educativa, um trabalho permanente. “Queremos formar leitores conscientes, estamos há 21 anos trabalhando com essa proposta”.

Amor a leitura vem de berço

“O incentivo a leitura começa em casa”, é o que afirma a bibliotecária aposentada Maria Rosa Miranda, que atualmente define sua profissão como “vovó”.
A mineira, que reside no Estado há 31 anos, estava acompanhada da netinha, Isabel Miranda Barbosa, 3 anos. Ela conta que a neta é apaixonada por livros e que, inclusive, tem publicações em inglês. “Uma das minhas filhas mora no exterior e sempre manda livrinhos. Sempre eduquei minhas filhas para que criassem o hábito da leitura”.
Maria Rosa explica ainda que a leitura é responsável pela transformação social. “Ela (leitura) muda tudo. Desde a comunicação, como a maneira como você enxerga o outro. Tudo que é lido nos transforma, nos enriquece. É uma troca, uma simbiose com o que se lê e o que se vive”.
Sabe quais são os livros favoritos de Isabel? Ela mesma responde. “Os de princesa”, conta a menina.
Neste mundo encantado para crianças, e de conhecimento para os adultos, a feira segue até a próxima sexta-feira (13) e traz muitas outras atrações, entre elas peças teatrais, seminários, debates, intervenções culturais, entre outros.
 

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing