MÍDIA > NOTÍCIAS > Movimento de economia criativa nasce em Campo Grande
25/10/2013 | 12h:39

Movimento de economia criativa nasce em Campo Grande

Já imaginou participar de encontros transformadores, co-criando, aprendendo habilidades novas, tendo contato com profissionais distintos de vários locais do Brasil e, ao mesmo tempo, até fazendo negócios e amizades? E o melhor, em Campo Grande-MS? Essa é a proposta da Caffeína Lab, um novo movimento que está nascendo na capital.

Com base em escolas criativas como a Escola São Paulo e a Perestroika, que fomentam e viabilizam encontros, cursos e workshops ligados a economia criativa, três profissionais sul-mato-grossenses da comunicação, regados a muitas idéias e doses de café, resolveram também criar um movimento neste sentido. O objetivo é inspirar pessoas e empresas por meio da co-criação e realização de encontros transformadores. E, ao mesmo tempo, possibilitar que as pessoas daqui possam fazer parte de escolas como essa, sem ter que se deslocar para outros Estados. Assim, surgiu a Caffeína Lab, um projeto catalisador de boas ideias.

“Pegamos emprestado diversos conceitos contemporâneos, sobretudo o da aprendizagem colaborativa, ou seja: todo mundo tem o que ensinar; todo mundo pode aprender. Vamos criar oportunidades para que as pessoas possam falar e ouvir sobre cinema, inovação, negócios, sustentabilidade, GAMES, economia, arte, design, fotografia, tecnologia, educação e tudo mais que pode transformar à volta. Vamos realizar encontros, com talentos locais e também com pessoas de fora”, conta Josué Sanches, um dos idealizadores do projeto.

O desafio é grande, afinal essa é a primeira vez que surge na capital uma escola criativa como essa. Contudo, Karoline Grubert, outra idealizadora, revela que a aceitação do projeto tem sido surpreendente: “Nós começamos a divulgar a Caffeína Lab pelas redes sociais, antes mesmo de anunciarmos a temporada de encontros de final de ano, despertando a curiosidade das pessoas pelo movimento que estamos desenvolvendo. E aí, várias pessoas interessadas e, até mesmo empresas, apoiaram a ideia, sugeriram encontros e temas que gostariam de ter por aqui e algumas já até se inscreveram. A partir daí percebemos ainda mais a necessidade de promover esses tipos de encontros aqui no Estado”. 

O diretor de arte e professor de pós-graduação, Tadeu Braga, é um dos campo-grandenses que aprovou a ideia, ele, inclusive, já se inscreveu para um encontro de criação publicitária. “Eu mesmo tinha que viajar para São Paulo pra fazer cursos assim. As grandes capitais tem escolas no mesmo molde, a "Lemon", a "Perestroika" no sul, a "Cuca" e a "M.A.S" em São Paulo. Entramos no circuito. (...) Sempre bom ter gente com outro parâmetro, ensinando e avaliando nossos trabalhos aqui. Apoio muito a iniciativa. Fico feliz de ter algo assim próximo da gente, o mercado todo cresce”, diz Tadeu.

Os encontros serão realizados em diferentes locais, sempre seguindo a sinergia do tema do encontro e contando com o ‘apadrinhamento’ de empresas que tem abraçado a causa. Outro diferencial será a forma de pagamento das inscrições, uma parte será em dinheiro e outra em doação. O objetivo é que cada temporada beneficie uma instituição carente ou projeto social. 
“Pano pra manga – oficina de moda sustentável” é um dos encontros que vai rolar em novembro. Gabriela Mazepa, que vem do Rio de Janeiro, é a estilista que estará a frente do encontro e ela revela estar animada por fazer parte do movimento: “Para mim foi uma surpresa enorme esse convite à Campo Grande, estou contando os dias para a oficina. Morei muito tempo na Europa, onde esse tipo de iniciativa, como a da Caffeína, já existe há muito tempo e em todo lugar iniciativas parecidas só se multiplicam. Ver isso acontecendo no meu país - principalmente fora do eixo Rio-São Paulo - e poder fazer parte disso é muito inspirador!”.

Encontros da primeira temporada:

22, 23 e 24 de outubro – ‘Marketing de Resultados’; com Josué Sanches, publicitário, esteve a frente do projeto “Semana Carro na Mão BV Financeira”, maior evento promocional de veículos do país.

09 e 10 de novembro – ‘Workshop intensivo de Criação’; com Fábio Seidl, diretor de criação de uma das agências mais premiadas do mundo em 2013 (Ogilvy-SP), ganhador de diversos PRÊMIOS da área.

22, 23 e 30 de novembro – ‘Cinema de Mão’; com Giulliano Gondim, publicitário e diretor de fotografia, traz na bagagem diversos tipos de filmes.

27 e 28 de novembro – ‘ENGAJE, porque pessoas adotam causas, marcas e empresas’; com Vinicius Carvalho, que há 10 anos atua com engajamento, atendeu grandes clientes no Brasil, Europa e África.

30 de novembro – ‘Pano pra Manga – oficina de moda sustentável’, com Gabriela Mazepa, estilista, uma das referências no slow fashion, já realizou diversas oficinas no Brasil.


Informações: site - www.caffeinalab.com.br, fanpage - facebook/caffeinaescola, instagram - @caffeinalab.

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing