MÍDIA > NOTÍCIAS > Palco Giratório terá oficinas de criação e musicalização em agosto
11/07/2016 | 05h:09

Palco Giratório terá oficinas de criação e musicalização em agosto

Desc Foto
Em agosto o Palco Giratório do Sesc trará dois espetáculos em Campo Grande e junto das companhias teatrais, de São Paulo e do Rio Grande do Norte, a oportunidade de aprender sobre criação de espetáculos e musicalização. As oficinas serão realizadas um dia antes dos respectivos espetáculos e o investimento é de apenas R$ 15,00.
No dia 09 de agosto, Grupo Pândega de Teatro, de São Paulo, vai ministrar curso de duas horas e meia – das 14h às 16h30 – no Teatro de Bolso do Sesc Horto com foco na criação dramatúrgica. Para participar, é preciso ter pelo menos 16 anos de idade.
Os participantes vão experimentar e desenvolver alguns dos procedimentos de criação dramatúrgica e cênica utilizados na construção do espetáculo "Why the horse?", que será encenado no dia seguinte. Vão estudar a dramaturgia não textual, o estado de improvisação e o realismo grotesco, entre outros tópicos.
A coordenação é de Maria Alice Vergueiro, Fábio Furtado, Carolina Splendore, Robson Catalunha e Alexandre Magno, que se revezam durante a circulação. Na oficina serão trabalhados jogos de interpelação com a plateia, de versificação com mistura de fala e de canto, na busca da redescoberta da memória e da tradição enquanto alimento para o material orgânico e narrativo do ator que canta, dança e narra.
O Espetáculo Why The Horse? ou Por que o cavalo?, em português, será encenado nos dias 10 e 11 às 20 horas no Teatro Prosa. O trabalho da atriz e diretora Maria Alice Vergueiro teve como ponto de partida: Morrer em cena.
Musicalização
Outra oportunidade de aperfeiçoamento para os amantes do teatro será dia 15 de agosto, das 14h às 19 horas, com a oficina “Musicalização para atores e não-atores”, ministrada por Romero Oliveira e Mônica Danuta, da Cia. Pão Doce de Teatro, de Mossoró (RN).  Neste caso, podem se inscrever participantes a partir de 12 anos de idade.
A proposta da oficina é iniciar o participante no universo da música, como complemento para o fazer teatral, propondo o desenvolvimento da prática musical a partir de exercícios contribuintes para a cena a partir da ludicidade
A companhia apresenta no dia 16 de agosto, às 19 horas, no Sesc Morada dos Baís, o Espetáculo A Casatória C’A Defunta que conta, de modo lúdico e divertido, as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e dos que ainda respiram por esses ares. Cinco atores em “pernas-de-banco” levam a magia para as ruas a partir da história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o conduz para o submundo. Lá, o jovem fará valorosos amigos e aprenderá uma grande lição, porém está disposto a não desistir do seu amor verdadeiro, mesmo que isto lhe custe a própria vida. O Espetáculo tem direção, cenário e figurino de Marcos Leonardo de Paula e Texto e Música originais de Romero Oliveira.
Serviço – Os ingressos para todos os espetáculos do Palco Giratório neste ano serão 1 kg de alimento não-perecível, voltado ao programa Sesc Mesa Brasil e deverão ser retirados antecipadamente no Sesc Morada dos Baís, que fica na Avenida Noroeste, 5140. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3311-4300. O Teatro Prosa do Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200.
Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing