MÍDIA > NOTÍCIAS > Para comemorar Centenário, Sesc MS constrói o quintal da poesia de Manoel de Barros
04/11/2016 | 04h:08

Para comemorar Centenário, Sesc MS constrói o quintal da poesia de Manoel de Barros

Desc Foto

O Sesc MS lançou ontem, na Morada dos Baís, a programação em comemoração ao centenário de Manoel de Barros, um dos mais notáveis e personalíssimos poetas contemporâneos do Brasil. A diretora-regional do Sesc, Regina Ferro, destacou que a proposta é que a população possa se deixar envolver pela poesia e por seus personagens, por meio das ações, como ambientação poética, contações de histórias, entre outros. “Isso só foi possível porque dentro do Sesc abraçamos essa proposta”.

Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Inovação e Empreendedorismo, Renato Roscoe, destacou que as ações contribuem para aproximar a população da literatura manoelina. “É um orgulho muito grande para nós estarmos aqui e queremos avançar nesta parceria com o Sesc”.

Marcelle Saboya analisa de cultura do Sesc Corumbá fez uma breve apresentação, lembrando que Manoel foi intitulado por Carlos Drummond de Andrade como o maior poeta contemporâneo da literatura brasileira.

“A ideia do quintal é uma referência ao tema que permeia a obra do poeta, a infância e arte de se infantilizar por meio da poesia”. Neste contexto, Marcelle apresentou ao público os ambientes do Sesc Morada dos Baís e seus significados.

Centenário – Intitulada “Meu quintal é maior que o mundo”, a programação vai envolver as cidades de Campo Grande e Corumbá. Haverá oficinas, exposições, contação de histórias, intervenções, ambientação poética, ambientes de leitura e programação durante o Festival América do Sul Pantanal, que ocorre de 11 a 14 de novembro, em Corumbá. Em Campo Grande, instalações poéticas passarão pela avenida Afonso Pena e chegarão aos shoppings e supermercados, além das unidades do Sesc.

“O brilhantismo de Manoel foi reconhecido por várias vezes com grandes premiações nacionais e o Sesc agora vem reverenciar este poeta vanguardista que deu tantas contribuições à literatura e inspiração à cultura brasileira. O que queremos é tocar toda a sociedade com a arte manoelina, promovendo a leitura dentro e fora do ambiente escolar, de forma prazerosa, deixando-se envolver nos neologismos de Manoel de Barros”, diz a diretora regional do Sesc, Regina Ferro.

A proposta da programação do Sesc é envolver todos os públicos, desde os pequenos, com contação de história e declamações de poesias a interessados nas mais diversas manifestações culturais, como oficina de lambe-lambe, estudo poético e cinema.

Sobre o poeta – Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, no ano de 1916, mas radicou-se em Mato Grosso do Sul, porque em seu primeiro ano de vida veio viver com a família na área rural de Corumbá. Seus últimos anos viveu em Campo Grande. Aos 19, Manoel escreveu seu primeiro poema, e a partir de então sua veia poética não mais deixou de pulsar. Tanto que se tornou reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais originais do século e mais importantes do Brasil.

 

ASCOM/SESC

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing