MÍDIA > NOTÍCIAS > Para idosos: Fundação Manoel de Barros realiza Live do projeto Ativa Idade nesta sexta (11)
09/12/2020 | 04h:37

Para idosos: Fundação Manoel de Barros realiza Live do projeto Ativa Idade nesta sexta (11)

Desc Foto

Para encerrar e celebrar as atividades que foram realizadas neste ano pelo projeto Ativa Idade, a Fundação Manoel de Barros realiza uma Live especial, nesta sexta-feira (11), às 19 horas, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), da Uniderp e do Comper. A Live será transmitida no canal do Youtube da Fundação e aberta ao público. Entre as atrações estão apresentações culturais de dança e coral.

“Algumas palavras definem o nosso trabalho em 2020: determinação, persistência, humildade e superação. Realmente 2020, com este novo cenário, nos levou ao estímulo da criatividade, buscamos formas de seguir em frente. A partir de março, quando os nossos idosos tiveram que ficar em casa e não puderam vir para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, imediatamente nossa equipe se mobilizou. Conseguimos dar continuidade a todas as nossas atividades pela internet e inovamos com a criação de várias ações. Encerramos as atividades do Ativa Idade deste ano com essa super Live e com o coração cheio de alegria e satisfação. Tudo isso não seria possível se não fosse pela nossa equipe e todos os nossos parceiros”, ressalta Marcos Henrique, diretor da FMB.

Fundação criou ações inovadoras para manter idosos ativos e acolhidos na pandemia

O projeto Ativa Idade é realizado pela FMB desde 2013 e busca promover a autoconfiança do idoso, para que ele se torne uma pessoa mais participativa na sociedade. São oferecidas aulas de ginástica, informática, canto, pilates e tai chi chuan, além de rodas de conversa, dinâmicas e oficinas com profissionais de diversas áreas. Neste ano, pela pandemia do novo coronavírus, a Fundação passou a oferecer essas atividades de forma online para seus usuários.

Além das aulas onlines, a FMB inovou e criou ações com o propósito de manter os idosos ativos e acolhidos durante a pandemia. Uma delas foi o ´I Concurso de Pintura´, realizado em abril, para estimular a criatividade dos idosos e seus familiares. Para que eles pudessem participar sem sair de casa, foi preparado um kit especial para cada um, com tela de pintura e caixa de giz de cera. Esse material foi entregue na residência de cada participante pelos colaboradores da entidade. Na ação, a equipe seguiu todas as medidas preventivas, utilizando máscaras, luvas, álcool em gel e mantendo a distância necessária, sem nenhum contato físico.

Outra ação foi o Programa Madrinha e Padrinho, que está sendo realizado desde julho. Cada profissional e/ou voluntário da FMB apadrinhou 10 idosos. A ação consiste no acompanhamento personalizado aos idosos, via ligação telefônica e whatsapp. Semanalmente os padrinhos fazem contatos com os afilhados, conversando, promovendo atividades lúdicas onlines, entre outras ações. O padrinho tem o objetivo de animar, levantar a autoestima do idoso.

Em outubro os idosos também foram incentivados a cultivar o ´Jardim do Manoel´. Para promover uma atividade manual prazerosa e incentivar o cultivo de árvores e plantas, nesta ação a FMB preparou um kit de jardinagem com uma jardineira, sementes variadas e terra, para os usuários. Esses kits foram entregues no portão de suas residências, seguindo todas as medidas de segurança e prevenção contra a covid-19. Os participantes também receberam via whatsapp vídeos produzidos pelo curso de Agronomia da Uniderp, com orientações sobre as formas de plantio e cuidados.

José Felix dos Santos, de 66 anos, é um dos integrantes do Ativa Idade. Há 2 anos participando das atividades, ele conta que neste ano atípico se sentiu muito acolhido pela equipe da Fundação, mesmo a distância: “O projeto nos proporciona saúde, paz e alegria. Neste ano infelizmente não pudemos fazer as atividades de forma presencial, mas acompanhei algumas aulas onlines, de canto e de informática. Também participei das ações; no ´I Concurso de Pintura´ desenhei um navio e pela ação ´Jardim do Manoel´ estou cultivando algumas plantas em casa”.

Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atualmente atua com patrocínio da Águas Guariroba, Comper, Getnet, Raizen e Uniderp e, conta com parceiros como: Conselho Municipal do Idoso, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho. Mais informações em www.fmb.org.br/, Facebook, Instagram ou pelo telefone (67) 3384-8042.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Manoel de Barros.

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing