MÍDIA > NOTÍCIAS > Para obter sucesso, empresários buscam por processo de incubação
12/03/2012 | 03h:06

Para obter sucesso, empresários buscam por processo de incubação

Para algumas pessoas pode parecer fácil abrir uma empresa. Mas se não estiver bem estruturada e planejada, pode estar fadada ao fracasso. Por isso, o serviço de uma incubadora de empresas é muito importante, pois, por meio da elaboração do plano de negócio e de consultorias o empreendedor consegue ter uma maior visibilidade do mercado e reduz sensivelmente o risco de ter um empreendimento sem sucesso.

O empresário Gustavo Nadeu Bijos, proprietário da Fazenda das Abelhas, participou do sistema de incubação e reconhece os benefícios que sua empresa teve no sistema de incubação. “O direcionamento e as orientações da Incubadora, em relação ao meu comportamento na empresa, foi uma das grandes mudanças. Implantar a rastreabilidade dos nossos produtos era o grande objetivo da empresa dentro da Incubadora, e deu tão certo que nosso modelo poderá ser copiado por Associações de Apicultores em todo o Estado. A elaboração do Plano de Negócios também foi uma ajuda fundamental para a empresa, pois até hoje, é a base para a tomada de decisões”, revela Gustavo.

A empresa Jóias do Pantanal também foi incubada, e segundo a proprietária Isabel Doering Muxfeld, este serviço foi primordial para o progresso da empresa. “Se uma empresa não buscar o conhecimento com boas parcerias, está fadada ao fracasso. Sem dúvidas, para a Jóias do Pantanal, foi um divisor de águas. As orientações obtidas com as consultorias mudaram a nossa visão completamente.”

Renato Paniago, ainda na faculdade, resolveu abrir uma empresa de Tecnologia da Informação, e foi orientado por um amigo a procurar uma incubadora de empresas. “Eu tinha formação técnica e não sabia nada de gestão de empresas e negócios. Acredito ter sido importante minha participação no processo de incubação para a criação de minha empresa, Catwork Tecnologia, e a sobrevivência dela no mercado até hoje”, comenta o empresário.

Conforme a gerente da Interp – Incubadora de Empresas, Sylmara Roberta Lustosa Torres, “No processo de incubação, a empresa, passa por quatro etapas; a Pré-Incubação, onde o empreendedor faz a elaboração do Plano de Negócio; a Incubação, processo no qual a empresa recebe várias Consultorias Empresariais; a Graduação, estágio de saída da incubadora, e a última etapa é a Associada, quando mesmo depois de formada a empresa continua recebendo algumas consultorias”.

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing