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21/11/2013 | 04h:00

Pesquisa aponta que 89% dos consumidores vão às compras no fim do ano

Pesquisa da Fecomércio MS em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros aponta que 89% dos consumidores sul-mato-grossenses vão às compras neste final de ano para homenagear as datas festivas. A estimativa é que sejam injetados na economia R$ 1,79 bilhão, considerando o salário dos empregos formais e a parcela do 13º Salário. A parcela que será destinada às compras de final de ano será de R$708 milhões. “A esse valor serão agregados mais os gastos natalinos como decoração, comida e bebida para ceias e confraternizações, viagens e hospedagens”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo. Os números contrapõem com os do ano passado em igual período quando a pesquisa apontou que apenas 78% dos entrevistados iriam às compras. Em 2012, a pesquisa revelou também que o comércio iria receber R$ 703 milhões em produtos e serviços. Tabela 1 – Estimativa do Montante do Salário Formal e da Entrada da Parcela do 13º. Salário nas Cidades Pesquisadas e em Mato Grosso do Sul, em Dezembro de 2013. De acordo com o levantamento a média de gasto por presente será de R$ 166,00, sendo que a maioria dos entrevistados afirmou que vão comprar até três presentes cada. O valor está pouco abaixo do registrado no ano passado ( R$ 190,00). “Percebemos que as famílias estão mais conservadoras e, apesar de diminuir o valor médio de compra para os presentes, vão quitar as dívidas e investir em aquisições pessoais como roupas, acessórios, refeições fora de casa, passeios e até mesmo viagens”, explica o diretor-superintendente do Instituto Fecomércio MS, Thales de Souza Campos. “O comércio, em todos os seus setores, será beneficiado com esse montante na economia”. Condições financeiras – O sul-mato-grossense está entusiasmado com as condições financeiras. De acordo com a pesquisa, mais de 67% dos consumidores avaliam que 2013 foi melhor do que 2012, demonstrando uma percepção otimista. Já sobre o seu futuro, a prospecção de 2014 será melhor também para 67% deles. Sendo assim, em 2014, a compra ou troca de carro será feita por 18% dos entrevistados. 14 % afirmam ainda que vão adquirir bens semiduráveis, realizar uma viagem de férias (13%) ou reformar a casa (12%). “São recursos que ativarão a economia do comércio e serviços das cidades, pois seu efeito é multiplicador, requerendo a integração de várias atividades profissionais e econômicas, movimentando mais dinheiro e dando oportunidades de empregos”, lembra o pesquisador José Francisco dos Reis Neto. Os presentes – De acordo com os entrevistados, os presentes serão destinados para a mãe (19%), filhos (21%), esposa (17%), pai (10%), namorada (7%) e irmãos (6%). 5% dos consumidores afirmaram que vão dar presentes para si mesmo. Os presentes citados pelos entrevistados são roupas (26%), brinquedos (16%), calçados (13%), perfumaria (12%), acessórios (8%), eletroeletrônicos (4%) e celulares (3%). Ao serem questionados sobre o que querem ganhar de presente, os entrevistados relataram que desejam roupas (17%), perfumaria (14%), calçados (11%),celulares (9%), eletroeletrônicos (8%) e viagens (7%), dentre os principais. Forma de pagamento e decisão de compra – A maioria dos consumidores deverá comprar à vista (62%), empregando dinheiro e cartão de débito, 25% com o cartão de crédito e 8% com o cartão da loja. O cheque é a escolha de 1%. Para aqueles que comprarão a prazo, 55% escolhem em comprar em até 4 vezes. “Mais uma vez o consumidor quer desconto (23%) e PROMOÇÃO no preço (17%). É importante o lojista se preparar para atender essas expectativas para melhorar a rentabilidade das vendas”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio, Edison Araújo. Realizada entre os dias 10 e 24 de outubro em onze cidades do Estado (Aparecida do Taboado, Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Ladário, Dourados, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel d´Oeste e Três Lagoas) , a pesquisa teve por objetivo levantar assuntos do comportamento e da expectativa de consumo para as festas natalinas, primeira melhor data para a venda do varejo. Foram ouvidas 1.994 pessoas.

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