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07/10/2010 | 02h:42

Pesquisa indica movimento de R$ 17,5 milhões para o Dia das Crianças

O comércio lojista de Campo Grande terá uma boa oportunidade de vendas neste dia das Crianças. Mais de 58% dos consumidores irão às compras e há previsão de aproximadamente R$ 17,5 milhões movimentados por compras de vários tipos de presentes. É o que indica a pesquisa de opinião desenvolvida pela Fecomércio em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e a Fundação Manoel de Barros. “Este valor está muito próximo das estimativas dos últimos três anos de pesquisa de opinião pública. Com a percepção de uma economia brasileira estável, os consumidores irão às compras de presentes para as suas crianças”, comentam os pesquisadores da Anhanguera-Uniderp José Francisco dos Reis Neto e Celso Correia de Souza. 
Segundo a pesquisa, as mulheres deverão gastar um pouco mais do que os homens, com um valor médio por presente de R$78,00 e R$71,00, respectivamente. Os filhos (45%), sobrinhos (24%), enteados (15%) e netos (13%) deverão receber alguma lembrança neste dia. Destaca-se, ainda, a intenção de realizar uma ação social, quando os compradores relatam que deverão presentear as crianças de creches e orfanatos (3%). Isto é mais do que o dobro da intenção relatada no ano passado.
Local da compra dos presentes - Os entrevistados preferem comprar os seus presentes para as crianças nas lojas localizadas no Centro (26%), Shopping Campo Grande (20%), supermercados (15%) e nos Bairros (11%). Também aparece a indicação do Camelódromo (11%), Feiras (11%) e possíveis compras pela Internet (1,4%). 
Já as crianças possuem preferências diferentes. Elas escolhem o Shopping Campo Grande (48%) como o local em que os seus pais poderiam levá-las para escolher e comprar o seu presente. Essa é a escolha de 48% das crianças entrevistadas. O local está associado às lojas, aos presentes e ao ambiente de diversão e alimentação. Quase 18% delas indicaram as lojas do Centro e 12% o Camelódromo. Fato interessante é que as crianças têm uma opção de compra pela Internet, quase que o dobro dos adultos, perfazendo 2,4%. É um indicativo de um comportamento de compra moderno, muito relacionado com as experiências de navegação e confiança neste novo meio de transação econômica.
Forma de pagamento - Compra à vista será predominante. Mais de 55% dos compradores indicaram que irão pagar à vista, ou com DINHEIRO, ou por meio do cartão de débito. Mais de 33% dos compradores deverão pagar as suas compras utilizando o cartão de crédito, principalmente, para as compras acima de R$50,00. A pesquisa indica que não existem diferenças significativas na forma de pagamento das compras entre mulheres e homens. Apenas 0,8% dos compradores indicaram que irão utilizar o cheque como forma de pagamento. Isto será, sem dúvida nenhuma, uma boa opção para os lojistas, pois terão os seus riscos de inadimplência bem reduzidos e entrada imediata de montante líquido em caixa.
O que comprar A característica do presente na escolha dos adultos será de 
brinquedos (44%), vestuários (19%), calçados (10%), aparecendo também a compra de celulares (7 %) e eletrônicos (4%). Isso está muito próximo ao relato do que as crianças receberam no ano passado. Elas disseram que os pais, mães, avós e tios lhe deram brinquedos (59%), celular (14%), vestuários (11%), eletrônicos (10%) e calçados (3%). Tanto os compradores masculinos e femininos apresentam escolhas semelhantes para brinquedos, eletrônicos e celulares. No entanto, as mulheres têm uma preferência maior em COMPRAR ROUPAS e calçados para as crianças, mais intensa que a escolha dos homens. 
Mas, o que elas querem ganhar neste Dia das Crianças? Mais de 28% preferem brinquedos; 21%, eletrônicos; 18%, celulares; 7%, vestuários; 6%, calçados e assessórios, entre outros. Os mais jovens (até 10 anos) querem brinquedos (43%) e os mais velhos (acima de 11 anos) preferem celular (52%), calçados (28%) e ROUPAS(16%). Esta é a resposta das crianças. Esse novo consumidor demonstra possuir necessidades e desejos específicos um pouco diferentes da percepção dos compradores adultos. Pais, tios e avós devem ficar atentos a estas preferências, pois irão agradar muito mais seus filhos, sobrinhos e netos


 

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