MÍDIA > NOTÍCIAS > Plano de Negócio é a “alma” da empresa
13/02/2012 | 11h:28

Plano de Negócio é a “alma” da empresa

Abrir uma empresa não é uma tarefa fácil, é preciso fazer uma análise bem detalhada do empreendimento, do mercado e da forma como vai ser gerenciado. Tudo isso pode ser feito no Plano de Negócio, segundo a Consultora Empresarial Adriana Gregório.

Adriana atua há 23 anos na área de Consultoria Empresarial, já prestou serviços para o Sebrae-MS, SESC-MS, Águas Guariroba, entre outras empresas, e acredita que o Plano de Negócio seja a alma da empresa.

“O empreendedor deve estudar profundamente o mercado e o negócio. Deve se tornar um expert no seu futuro negócio, deve entender as necessidades manifestas e as não manifestas de seus clientes, todo o seu processo produtivo, deve estruturar o sistema de gestão de tal forma que este reflita suas crenças e valores e que seja uma ferramenta que o auxilie a fazer o diferencial no mercado e para finalizar deve buscar parceiros que agreguem valor sejam eles CONSULTORES, fundações, instituições, profissionais e fornecedores”, revela Adriana.

Sobre os erros cometidos em um Plano de Negócio, a Consultora diz que o maior é a “desvalorização”. “O erro clássico é não valorizá-lo, entendê-lo como apenas burocracia, "coisa de banco ou de CONSULTOR", e não como balizador, norteador de suas ações e recursos; achar que quem deve fazer plano é o consultor”.

Mas conforme Adriana os erros no Plano de Negócio podem ser evitados, começando pelas “incertezas”. “Através da pesquisa, estudo e de busca de informações com quem já utilizou, garante a certeza do quanto o plano de negócios agrega para às organizações. O empresário deve entender que o mercado está repleto de oportunidades, mas as mesmas tem prazo de validade, se não aproveitarem no momento correto, correm o risco de inviabilizarem o seu negócio, logo precisam traçar um cronograma e cumpri-lo a risca para saírem na frente, viabilizarem o que conceberam”

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing