MÍDIA > NOTÍCIAS > Poesia falada de Manoel de Barros é homenageada no centenário
29/09/2016 | 05h:50

Poesia falada de Manoel de Barros é homenageada no centenário

Desc Foto

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura, realiza o projeto "Circuito Centenário Manoel de Barros – Poesia Falada", que acontece com o principal objetivo de homenagear o centenário do poeta.

O projeto será apresentado em dez escolas do Ensino Fundamental que estão participando durante o ano do projeto da Secretaria Municipal de Educação "100 Anos de Manoel de Barros : O Menino que Carregava Água na Peneira". O espetáculo também acontecerá em mais dois grandes eventos da prefeitura: o Dia da Criança, que será comemorado no dia 7 de outubro, no Horto Florestal, aberto ao público de 7h às 17h, com diversas atrações e, no dia 2 de dezembro, que acontecerá a finalização do projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a apresentação de todos os trabalhos realizados durante o ano, em todas as escolas da Rede Pública Municipal, no Horto Florestal. Entre os principais objetivos, o espetáculo "Poesia Falada de Manoel de Barros", visa celebrar o centenário do poeta disseminando o conhecimento de suas poesias entre as crianças, contribuindo para o fomento da literatura e para o fortalecimento da leitura e promovendo a construção do conhecimento e oportunizando o lazer.

As poesias serão encenadas e vivenciadas por Pietro Lara, ator e contador de estórias, utilizando a fala, o gesto, o movimento e sons. Declamador e personagem se fundem a serviço da poética visual de Manoel de Barros, mostrando imagens que traduzem ou que representem os poemas e poesias, como em "O Menino que Carrega Água na Peneira a Vida Toda". Para o cenário, figurino e objetos utilizados serão os propostos pelo autor em seus poemas, como: os trapos para se fazer poema, peneira para carregar água, um pente, uma árvore, sacos de lixos, retratos de formatura, coisas sem préstimos.As poesias foram selecionadas seguindo um conceito cronológico de criação: que nasce com a palavra e depois, evolui para o poema, até chegar na infância, faixa etária do público alvo. A proposta tem dramaturgia aberta, faz com que o público também participe do jogo cênico, das poesias. A apresentação tem duração de 30 minutos, com classificação livre. O projeto tem a coordenação da Divisão de Literatura da Fundac e outras informações pelo telefone (67) 3314-3230.

Agenda

Dia 14 de Outubro

8h30 – Escola Professora Flora Guimarães Rosa Pires

15h- Escola Professora Dandanunes

17 de Outubro

8h45 – Escola João Evangelista Vieira de Almeida

14h30 – Escola Consulesa Margarida Maksoud Trad

18 de Outubro

8h30- Escola Professora Iracema Maria Vicente

14h30 – Escola Doutor Tertuliano Meirelles

20 de Outubro

8h30 – Escola Etalívio Pereira Martins

15h- Escola Geraldo Castelo

21 de Outubro

7h30 – Escola Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista

15h – Escola Professora Eulália Neto Lessa

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing