MÍDIA > NOTÍCIAS > Poesia Pode ser que Seja Fazer Outro Mundo - uma homenagem ao centenário do poeta Manoel de Barros
18/10/2016 | 05h:59

Poesia Pode ser que Seja Fazer Outro Mundo - uma homenagem ao centenário do poeta Manoel de Barros

Desc Foto

No dia 25 de outubro acontece a “Poesia Pode ser que Seja Fazer Outro Mundo - uma homenagem ao centenário do poeta Manoel de Barros”, no auditório Paulo Freire - Unirio/Urca, com entrada franca. O evento pretende contribuir para a divulgação de um pensador originalíssimo de nossa cultura, com influência crescente nas mais diversas áreas da vida brasileira. Apesar do reconhecimento midiático, a poética de Manoel ainda é relativamente pouco conhecida e estudada, e falar dela também é, sem dúvida, pensar na nossa sociedade, nossa linguagem e as formas plurais mediante as quais produzimos conhecimento.

Inspirados pela característica plural da poética de Manoel de Barros, os organizadores do evento pensaram em um evento-homenagem também plural, transdisciplinar, reunindo pesquisadores, poetas, artistas, enfim, profissionais que encontraram na obra do poeta um caminho para a invenção de ideias: na música, na dança, na museologia, enfim, no pensamento e na arte.

As mesas abordarão a obra do poeta a partir das perspectivas que constituem o olhar singular de cada participante, ressoando a poética de Manoel com a filosofia, a antropologia, a museologia, a literatura e afins. Os títulos das mesas , bem como o nome do evento, são versos extraídos da obra de Manoel de Barros.

1ª mesa, às 10h: “Manoel de Barros: uma didática da invenção”

Participantes: Mário Chagas (poeta e museólogo, prof. da Unirio), Salgado Maranhão (poeta, Prêmio Jabuti 1999), Samarone Marinho (poeta e geógrafo, autor do livro: Manoel ama lembrar, Editora 7letras), Luiz Henrique Barbosa (prof. e pesquisador, autor do livro: Palavras do chão: um olhar sobre a linguagem adâmica em Manoel de Barros).

 2ª mesa, às 15h: “Poesia é sabedoria que não vem em tomos”

 Participantes: Mário Bruno (filósofo, prof. da Uerj e da Uff), Alessandro Sales (filósofo, prof. da Unirio), Paulo Oneto (filósofo e prof. da Ufrj), Elton Luiz Leite de Souza (filósofo, prof. da Unirio, autor do livro: Manoel de Barros: a poética do deslimite, Editora 7letras).

           

- Dia 26 de outubro

3º mesa, às 10h:  “É preciso transver o mundo”

Participantes: Ieda Tucherman (prof.ª da Escola de Comunicação/Ufrj), Paulo Vasconcelos (escritor, professor, pesquisador e jornalista), Antônio Jardim (tricolor, compositor, filósofo, prof. da Uerj e Ufrj), José Mauro (antropólogo, museólogo, prof. da Unirio).

 Encerrando o evento, às 15h, exibição do filme Língua de brincar, do cineasta Gabraz Sanna e Lúcia Castello Branco. Após a exibição, um bate-papo com o cineasta.

 

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing