MÍDIA > NOTÍCIAS > Projeto leva poesia do poeta Manoel de Barros para alunos da zona rural
24/11/2010 | 05h:48

Projeto leva poesia do poeta Manoel de Barros para alunos da zona rural

Com o objetivo de estimular a leitura e a escrita nas escolas do campo, a Reme (Rede Municipal de Ensino), com o apoio da Fundação Manoel de Barros (FMB), desenvolveu o projeto Bodoque de Palavras, que levou as poesias de Manoel de Barros para cerca de mil alunos da zona rural.
“O objetivo desde projeto foi resgatar e levar, para as seis escolas de campo da Reme, as obras de um poeta daqui da terra que retrata em suas poesias a vida das pessoas que vivem no campo. Então nosso foco foi incentivar a leitura por meio do grande poeta Manoel de Barros. E o resultado foi positivo, os alunos e os professores desenvolveram juntos trabalhos muito bons.”, conta a Chefe de Divisão de Educação e Diversidade da Reme, a professora Lúcia Perius.
“Apoiar esse projeto tão bonito foi uma honra para a Fundação Manoel de Barros, ainda mais quando é para homenagear um poeta tão maravilhoso como o Manoel de Barros. Nosso objetivo é ajudar a promover a arte e a cultura, então é com muito orgulho que fizemos essa parceria.”, revela o Diretor Administrativo da FMB, professor Marcos Henrique Marques.
Nas oficinas do projeto, os alunos realizavam declamações, danças, brincadeiras e apresentações teatrais que abordavam as obras de Manoel de Barros, o poeta inventor. As escolas que participaram do projeto foram; E. M. Barão do Rio Branco, E. M. Leovegildo de Melo, E. M. Oito de Dezembro, E. M. José do Patrocínio, E. M. Darthesy Novaes Caminha e a E. M. Manoel Gonçalves.
Para registrar essas atividades a Reme e a Fundação Manoel de Barros (FMB), contaram com a colaboração da TV Pantanal, da Universidade Anhanguera Uniderp, onde a jornalista Angélica Sigarini, acompanhou todas as atividades desenvolvidas nas escolas, para a realização de um vídeo documentário.
“Foi uma experiência muito boa estar com essas crianças e ver a dedicação delas. São crianças humildes, que às vezes não tem um sapato para ir à escola, mas que tem muita sede de conhecimento. Foi um trabalho muito cativante. E no documentário eu quis passar justamente isso, a dedicação dessas crianças no projeto Bodoque Palavras, que é uma homenagem ao poeta inventor.”, fala emocionada a jornalista Angélica Sigarini.

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing