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29/04/2011 | 05h:10

Segunda melhor data para as vendas deve movimentar R$ 163 milhões no comércio de MS

O comércio de Mato Grosso do Sul vai movimentar cerca de R$ 163 milhões em produtos específicos para homenagear o Dia das Mães. É o que aponta a pesquisa do Instituto Fecomércio (IFMS), em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros (FMB) que levantou o comportamento de intenção de compras para esse período. A pesquisa foi realizada em nove municípios do Estado (Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Naviraí, Paranaíba, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas), responsáveis por 62% do PIB do Estado.

“O Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio varejista e é uma oportunidade para fazer bons negócios”, afirma o superintendente do IF, Thales de Souza Campos. A animação não é à toa. A pesquisa aponta que 64% da população vão às compras para presentear as mães. As esposas serão homenageadas por 18% das pessoas e as sogras por 14%.

O Presidente da Fecomercio-MS, Edison Araujo, lembra que, diferente do ano passado, desta vez os eletrodomésticos não são a principal opção de presente: “No ano passado eles se destacaram como opção de presente por influência da Copa do Mundo e agora estão em oitavo lugar entre os mais citados”. 

Valores médios - A pesquisa mostra, ainda, que o valor médio de cada presente, no Estado, ficará ao redor de R$121 e os pagamentos devem ser feitos à vista. 61% dos compradores indicaram que vão usar dinheiro para as compras; 22% vão pagar com cartão de crédito e 5% com o cartão de débito. Apenas 2,3% dos consumidores indicaram a intenção de pagar por meio de cheque e 7% desejam comprar à prazo utilizando o carnê da loja. Para os poucos que irão comprar a prazo, a preferência é liquidar a dívida em até 3 parcelas (67% dos entrevistados). 24% preferem pagar em 4 ou 6 vezes. A maioria da escolha de parcelamento das compras está relacionada aos valores mais altos. 
Para os pesquisadores da Fundação Manoel de Barros, os consumidores estão mais conscientes do seu poder financeiro e não desejam alongar as suas dívidas. Neste ponto, não existem diferenças entre o comportamento das mulheres e dos homens, mas é uma tendência que surgiu nos entrevistados com mais de 40 anos e nos da classe econômica D. São resultados importantes para os lojistas, pois terão diminuído os seus riscos de inadimplência.
Onde comprar - Tanto em Campo Grande como nas outras cidades pesquisadas, a escolha para o local das compras será as lojas do centro da cidade (84,1%). Mas o comércio dos bairros também é indicado pelos compradores. “Acreditamos que esteja surgindo uma concorrência e também mudança no comportamento dos consumidores que vão optar por comodidade, proximidade e, quem sabe, a empatia e amizade com estes lojistas”, aponta Thales.

Os artigos do vestuário são a opção mais indicada pelos entrevistados (21%), seguidos por bolsas e acessórios (13%), calçados (12%), flores (7%), jóias e bijuterias (6%) e celulares (5%).

Algumas mães devem receber presentes de uso doméstico. Entre os eletrodomésticos, a preferência dos consumidores recaiu sobre batedeiras (14%), liquidificadores (13,4%) e refrigeradores e fornos microondas (com 11,5% cada). 

Entre os eletrônicos, as opções são televisores (20,4%), câmeras fotográficas digitais (17,2%) e aparelhos de DVD (14,6%).

Foram entrevistadas 1.798 pessoas, de forma voluntária e anônima entre os dias 18 e 20 de abril.

PESQUISA POR MUNICÍPIOS

Campo Grande - O comércio de Campo Grande será beneficiado na semana do Dia das Mães com mais de R$
40,4 milhões circulando nas compras de presentes para as mães (80%), esposas (8%), sogras (7%) ou outras pessoas (4%). Ao redor de 83% da população economicamente ativa deve ir às compras de vestuários (28%), bolsas e acessórios (18%), perfumes e cosméticos (14%), calçados (10%), entre outros tipos de presentes. 

Alguns filhos escolheram comprar aparelhos de uso doméstico: 2% pretendem comprar eletroeletrônicos e 4% deverão escolher eletrodomésticos. A escolha dos eletroeletrônicos ficará distribuída entre 37% de TV, 25% de câmara fotográfica digital e 12% para o home theater. Os eletrodomésticos ficaram entre 26% para refrigeradores, 21% para forno microondas e 16% para liquidificador.

A intenção de cada consumidor é comprar, em média, 2 presentes e o valor gasto com cada um deve girar em média de R$ 122,00. Compra que será à vista, em dinheiro, segundo 81% dos compradores. 15% dos entrevistados disseram que vão comprar no cartão de crédito e 2,5% no cartão de débito. 51% dos entrevistados vão parcelar suas compras em até 3 vezes e, entre 4 e 6 parcelas, é a escolha de 28%. “São os consumidores que pretendem comprar eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, em sua grande maioria”, afirma Thales. O local preferido da maioria dos campo-grandenses é o centro da cidade. Mais de 84% deverão ir às compras nas lojas do centro.

Chapadão do Sul – O comércio de Chapadão do Sul será beneficiado na semana do Dia das Mães com mais de
R$ 925 mil circulando nas compras de presentes para as mães (74%), esposa (13%), sogra (4%) ou outras pessoas (9%). Ao redor de 75% da população economicamente ativa irá às compras de vestuários (28%), bolsas e acessórios (7%), perfumes e cosméticos (23%),
calçados (8%), jóias e bijuterias (5%), entre outros tipos de presentes. 

10% das pessoas entrevistadas afirmaram que vão comprar eletroeletrônicos e 3% devem escolher eletrodomésticos. A escolha dos eletroeletrônicos ficará centrada na TV. Entre os eletrodomésticos, os presentes mais citados foram batedeiras e liquidificadores (com 25% cada um), 17%
fornos de microondas e também 17% lavadoras de roupa e 8% para ferro de passar roupa. O valor médio de cada presente deverá girar ao redor de R$113. A pesquisa apontou que os consumidores devem comprar, em média, 2 presentes. As compras à vista, em dinheiro, é a escolha de 79% dos compradores. 15% afirmaram que vão usar cartão de crédito, 3% no carnê da loja e 1% no cartão de débito. O cheque pré-datado é a opção para 2% dos consumidores. O parcelamento em três vezes foi a opção de 61% dos entrevistados que escolheram pagar à prazo. Os que vão optar pelo parcelamento entre 4 e 6 vezes correspondem à 26% dos consumidores. Aqui também se nota que são as pessoas que pretendem comprar eletrodomésticos ou eletroeletrônicos.
O local preferido da maioria dos consumidores é o centro da cidade (94%), seguido das lojasnos bairros (3%), supermercados (1%) e compras por meio da internet (2%).

Naviraí – Em Naviraí, a estimativa é que o comércio movimente mais de R$ 2,3 milhões nas compras de presentes para as mães (69%), esposa (11%), sogra (11%) ou outra pessoa (9%). Cerca de 76% da população economicamente ativa irão às compras de vestuários (40%), perfumes e cosméticos (11%), calçados (11%), flores (6%), jóias e bijuterias (6%), bolsas e acessórios (3%), celulares (3%), e entre outros tipos de presentes. Os
eletroeletrônicos (1,2%) e eletrodomésticos (12%) terão uma relativa participação nesta data. Os aparelhos eletrônicos escolhidos foram computador (50%) e secador de cabelos (25%).
Para os eletrodomésticos a escolha recaiu sobre lavaroupa (23%), liquidificador (15%), forno microondas (12%) e refrigerador (12%). O valor médio de cada presente deverá girar ao redor de R$138 e a intenção de cada consumidor é comprar em média 2 presentes. As compras deverão ser à vista, e o pagamento em dinheiro é a escolha de 58% dos compradores. O cartão de crédito é a opção de 20% dos entrevistados; 4% dizem que vão comprar com cartão de
débito e 17% no carnê da loja. Pagamentos em cheque foram indicados por 1% dos entrevistados. Para aqueles que escolheram pagar por meio do cheque pré-datado, carnê da loja ou cartão de crédito na forma à prazo, 65% dos entrevistados preferem dividir em até 3 vezes e, 24% disseram que vão parcelar entre 4 e 6 vezes. O local preferido da maioria dos consumidores também é o centro da cidade (95%), seguido das lojas nos bairros (3%), supermercados (0,5%) e compras on-line pela internet (1,5%).
Paranaíba - O comércio de Paranaíba será beneficiado na semana do Dia das Mães com mais de R$ 1,6 milhões circulando nas compras de presentes para as mães (61%), esposa (11%), sogra (21%) ou outra pessoa (7%). Ao redor de 81% da população economicamente ativa irão às compras de vestuários (25%), perfumes e cosméticos (15%), calçados (12%), jóias e bijuterias (8%), bolsas e acessórios (9%), entre outros tipos de presentes. Os eletroeletrônicos (2%) e eletrodomésticos (4%) terão uma pequena participação nesta data. Entre os aparelhos eletrônicos apontados na pesquisa, estão o computador (13%), câmara digital (20%) e secador de cabelos (27%). Para os eletrodomésticos, a escolha recaiu sobre fogão (31%) e refrigerador (19%). O valor médio de cada presente deverá girar ao redor de R$102 e a intenção de cada consumidor é comprar em média 2 presentes. As compras deverão ser à vista, em dinheiro (segundo 40% das pessoas ouvidas na pesquisa). 32% dos consumidores vão fazer uso do cartão de crédito e 7% do cartão de
Débito. 18% das pessoas entrevistadas afirmaram que vão comprar com o carnê da loja. Pagamentos em cheque foram indicados por 2,5% dos entrevistados. Para aqueles escolheram pagar por meio do cheque pré-datado, carnê da loja ou cartão de crédito na forma à prazo, 72% dos consumidores devem parcelar as compras em até 3 vezes e, 21% vão optar por dividir entre 4 e 6 parcelas .
O local preferido da maioria dos consumidores é o centro da cidade (91%), seguido das lojas nos bairros (3,6%), supermercados (0,5%) e compras on-line pela internet (4,6%).

São Gabriel d´Oeste - Em São Gabriel d´Oeste, a expectativa é que o comércio receba mais de R$ 1,9 milhões em compras para o Dia das mães. Elas serão homenageadas por 55% dos entrevistados. A esposa será presenteada por 25% dos consumidores e a sogra por 20%. Ao redor de 84% da população economicamente ativa irão às compras de bolsas e acessórios (20%), calçados (14%), jóias e bijuterias (10%), celular (8%), flores (7%), acessórios de cama, mesa e banho (6%), vestuários (5%), perfumes e cosméticos (5%), entre outros tipos de presentes. Os eletroeletrônicos (7%) e eletrodomésticos (6%) também foram apontados como artigo de presente. Os aparelhos eletrônicos escolhidos foram TV (32%), DVD (22%), câmara digital (17%) e computador (12%). Para os eletrodomésticos a escolha recaiu sobre batedeira (16%), fogão (16%), forno microondas (13%), forno elétrico (13%) e refrigerador (13%).
O valor médio de cada presente deverá girar ao redor de R$ 202 e a intenção de cada consumidor é comprar em média 3 presentes. As compras deverão ser à vista, em dinheiro, para 38% dos entrevistados. Na sequência, 27% dos entrevistados disseram que vão usar o cartão de crédito, 3%, o cartão de débito e 11%, o carnê da loja. 

Pagamentos em cheque foram indicados por 20% dos entrevistados. Entre os que escolheram pagar por meio do cheque pré-datado, carnê da loja ou cartão de crédito na forma à prazo, o parcelamento em 3 vezes será usado por 66% dos entrevistados. 26% afirmaram que vão dividir as compras entre 4 e 6 vezes. O local preferido da maioria dos consumidores é o centro da cidade (77%), seguido das lojas nos bairros (8%), supermercados (1%) e compras on-line pela internet (14%).

Três Lagoas - O comércio de Três Lagoas será beneficiado com mais de R$ 6,4 milhões que serão injetados por ocasião das compras para o Dia das mães. Elas serão homenageadas por 61% dos entrevistados no município. As esposas também vão receber o presente, segundo 21% dos consumidores, a sogra por 16% e outras pessoas (2%). Cerca de 95% da população economicamente ativa irão às compras de vestuários (20% das respostas), perfumes e cosméticos (18%), flores (16%), acessórios de cama, mesa e banho (6%), celular (5%), bolsas e acessórios (4%), calçados (4%), jóias e bijuterias (4%), entre outros tipos de presentes. Os eletroeletrônicos (37%) e eletrodomésticos (3%) também foram citados no levantamento. Os aparelhos eletrônicos escolhidos foram câmara digital (23%), computador (18%), secador de cabelo (12%) e telefone sem fio (12%). Para os eletrodomésticos a escolha recaiu sobre liquidificador (23%), batedeira (15%), ferro elétrico (15%) e fogão (15%).
O valor médio de cada presente deverá girar ao redor de R$104 e a intenção de cada consumidor é comprar, em média, 2 presentes. As compras deverão ser à vista, em dinheiro, para 62% dos entrevistados. 29% afirmaram que vão usar o cartão de crédito. Outros 7% pretendem usar cartão de débito e 1% o carnê da loja. Pagamentos em cheque foram indicados por 0,5% dos entrevistados. Para os que escolheram pagar por meio do cheque pré-datado, carnê da loja ou cartão de crédito na forma à prazo, 3 parcelas será a opção de 85% dos entrevistados e 14% vão parcelar as compras entre 4 e 6 parcelas. O local preferido da maioria dos consumidores é o centro da cidade (83%), seguido das lojas nos bairros (6%), supermercados (4%) e compras on-line pela internet (7%).

Aquidauana – Nas cidades de Aquidauana e Anastácio, o Dia das Mães deverá movimentar mais de R$ 2,4 milhões. Segundo os entrevistados, 53% vão presentear as mães, 27% as esposas, 17% as sogras e 3% outras pessoas. 98% da população economicamente ativa irão às compras de vestuários (31%), bolsas e acessórios (11%), perfumes e cosméticos (15%), calçados (6%), cama, mesa e banho (6%), entre outros tipos de presentes. 

6% das pessoas que vão às compras optaram por eletroeletrônicos e 1% deverão escolher eletrodomésticos. Entre os eletroeletrônicos, 27% dos entrevistados afirmaram que vão comprar chapinha para cabelo, 18% preferem o secador de cabelo, 14% indicaram TV e 14% o DVD. Os eletrodomésticos ficaram entre três escolhas distribuídas em 33,3% para cada uma: batedeira, liquidificador e forno de microondas. O valor médio de cada presente deverá ser de R$134 e a intenção de cada consumidor é comprar, em média, 2 presentes. As compras deverão ser à vista, em dinheiro, para 53% dos compradores. Outros 28% vão optar pelas compras com cartão de crédito, 10% com o carnê da loja e 7% com o cartão de débito. O cheque pré-datado é a escolha de 1,5% dos consumidores destas cidades. Entre os que vão pagar à prazo, 3 parcelas foi à opção de 32% e, entre 4 e 6 parcelas, a foi a indicação de 28% dos entrevistados. São os consumidores que pretendem comprar eletrodomésticos ou eletroeletrônicos. O local preferido da maioria dos consumidores é o centro da cidade (83%), seguido das lojas nos bairros (14%), supermercados (1%) e compras por meio da internet (2%).

Dourados - O comércio de Dourados será beneficiado na semana do Dia das Mães com mais de R$ 4,7 milhões circulando nas compras de presentes para as mães (55%), esposas (27%) e sogras (18%). 91% da população economicamente ativa irão às compras de calçados (28%), bolsas e acessórios (26%), celulares (12%), perfumes e cosméticos (9%), vestuários (9%) e flores (8%), entre outros tipos de presentes. 

Os eletroeletrônicos (1%) e eletrodomésticos (0,5%) terão uma baixa participação nesta data. Os aparelhos escolhidos foram forno elétrico e aparelho de som. O valor médio de cada presente deverá girar ao redor de R$65 e a intenção de cada consumidor é comprar em média 2 presentes. As compras deverão ser à vista, em dinheiro para 69% dos compradores, enquanto 28% vão usar o cartão de crédito. O cartão de débito deve ser usado por 1% dos entrevistados e 0,5% vão usar o carnê da loja. Pagamentos em cheque não foram indicados pelos entrevistados. 
Para aqueles vão pagar por meio do carnê da loja ou cartão de crédito na forma à prazo, 3 parcelas foi a escolha de 79% dos entrevistados e, entre 4 e 6 parcelas, a resposta de 21% dos consumidores.
O local preferido da maioria dos consumidores é o centro da cidade (69%), seguido das lojas nos bairros (20%), supermercados (5%) e o Shopping Avenida Center foi a escolha de 6% dos compradores.

Corumbá - Em Corumbá, o Dia das Mães deve movimentar R$ 4,8 milhões no comércio local. Além das mães (63%), as esposas (21%), as sogras (10%) ou outras pessoas (6%) serão homenageadas. A pesquisa apontou que 79% da população economicamente ativa irão às compras de perfumes e cosméticos (17%), jóias e bijuterias (12%), calçados (12%), vestuários (10%), bolsas e acessórios (10%), flores (6%), celulares (5%), entre outros tipos de presentes. 7% dos entrevistados afirmaram que vão comprar eletroeletrônicos e 5% devem escolher eletrodomésticos. Entre os eletroeletrônicos, 23% dos entrevistados disseram que vão comprar aparelho de DVD; 20% vão optar pela câmera digital, 13% para TV e 13% para chapinha para cabelo. Os eletrodomésticos citados foram 18% para lava roupas, 14% para batedeiras, 14% para multiprocessadores e 9% para liquidificadores. O valor de cada presente deve ser, em média, de R$150 e a intenção de cada consumidor é comprar em média 2 presentes. As compras deverão ser à vista, em dinheiro, segundo 57% dos compradores. 24% afirmam que vão usar cartão de crédito, 8% usarão o carnê da loja e 9% o cartão de débito. O cheque pré-datado será usado por 1,4% dos consumidores destas cidades. Entre aqueles que escolheram pagar à prazo, 3 parcelas foi a opção apontada por 62% dos entrevistados e, entre 4 e 6 parcelas, a escolha de 22%. Novamente, o parcelamento deve ocorrer entre os consumidores que pretendem comprar eletrodomésticos ou eletroeletrônicos. O local indicado pelos consumidores para as compras será o centro da cidade (79%), seguido das lojas nos bairros (3%), supermercados (1%) e compras por meio da internet (17%).
 

 

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