MÍDIA > NOTÍCIAS > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa dia 19
19/10/2011 | 04h:27

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa dia 19

Com o tema “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos” o governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) e Superintendência de Ciência e Tecnologia (Sucitec), em parceria com instituições locais, realizará entre os dias 19 e 22 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 (SNCT 2011).

O evento será realizado no Armazém Cultural, das 8 às 21 horas. Para esta edição da SNCT, estão sendo propostas ações que resultarão em maior difusão da ciência, tecnologia e inovação com ênfase na preservação ambiental e seu impacto positivo nas mudanças climáticas e desastres naturais, por meio da conscientização, principalmente de crianças e adolescentes estudantes do ensino fundamental e médio.

Para desenvolver as ações da SNCT 2011 MS, a Semac/Sucitec contará com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Estadual de Educação (SED), do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec), da UFMS por meio da Casa da Ciência de Campo Grande, das Embrapas Agropecuária Oeste e Gado de Corte, UCDB, UEMS – Campus Campo Grande, Dourados, Mundo Novo e Cassilândia, UFGD, Unigran, Uniderp/Anhanguera, Fundect, Sebrae, Fiems e Senai, da iniciativa privada, e demais instituições interessadas.

A programação da Semana de Ciência e Tecnologia contará com a apresentação do PRÊMIO SNCT-MS 2011, cujo tema é “C, T & I na Preservação Ambiental e seu impacto Positivo nas Mudanças Climáticas e Desastres Naturais”, com o objetivo de promover a conscientização ambiental nas escolas de ensino fundamental e médio, nas escolas municipais, estaduais e particulares; a intenção é premiar todas as partes envolvidas no desenvolvimento dos projetos (escola, professor e alunos).

Será realizada também a Feira Estadual da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de divulgar os projetos finalistas do Prêmio SNCT-MS 2011; promover oficinas com materiais recicláveis de Equipamentos de Meteorologia e Brinquedos Pedagógicos; receber exposições promovidas pelas ICTs; promover um concurso de vídeos feitos através do celular, ligados ao tema principal da semana; promover o concurso do cubo mágico; participar do “Experimento Global da Água”.

As ações da SNCT 2011 MS acontecerão em todo o Estado, em Universidades, nas Salas Verdes, nos Pontos de Cultura, Bibliotecas, Embrapa, etc, através disso será criado um “Cardápio” contendo toda a programação das ações que acontecerão nas instituições parceiras. O “Cardápio” também envolverá “Dia de Campo”, curso de meteorologia para jornalistas, entre outras ações.

Neste ano, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) solicitou que o Estado de Mato Grosso do Sul desenvolvesse, além de ações locais, ações nas cidades de fronteira (Bolívia e Paraguai) para a interação dos países e uma das metas da SNCT 2011 MS é promover, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus Pantanal na Cidade de Corumbá, por meio do Curso de Mestrado Estudos Fronteiriços, o desenvolvimento do projeto “As Ciências de Fronteira ao Alcance da Comunidade Fronteiriça”, entre escolas brasileiras e bolivianas.

O regulamento do Prêmio SNCT 2011, o “Cardápio” e demais informações estão disponíveis no site www.semac.ms.gov.br/sucitec. Outras informações pelo e-mail: assect@semac.ms.gov.br ou pelo telefone: (67) 3318 4062. 
 

 

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing