Conexão Estilo

Chefs de cozinha da Capital dão dicas valiosas para o almoço de Dia dos Pais

04/08/2020
Compartilhe:
|

Em tempos de pandemia, comemorar o Dia dos Pais vai exigir boas doses de criatividade por parte dos filhos e a cozinha pode ser uma alternativa. Segundo pesquisa realizada pelo IPF/MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio), 79% dos entrevistados disseram que vão optar por comprar ingredientes para fazer a refeição em casa e poder aproveitar a data ao lado de seus pais. Pensando nisso, o Clube Gourmet do Shopping Campo Grande gravou uma série de vídeos com chefs da Capital, que ensinam receitas fáceis e práticas para serem feitas no conforto do lar durante o mês dedicado aos pais. 

Uma das convidadas para a ação foi a chef de cozinha Ana Oliveira, que traz duas opções de pratos simples, porém, apetitosos ao paladar. Um deles é o famoso arroz de forno cremoso, que feito a base de alho poró, frango, presunto em cubos, queijo parmesão ralado, abobrinha, molho de tomate e creme de leite fresco. Já a outra opção é a costelinha suína com crosta e geléia de abacaxi, uma receita um pouco mais trabalhosa, mas que não tem mistério. 

Ana explica que a idéia é mostrar para quem não sabe cozinhar ou não tem muita prática, que é possível inovar e arriscar a fazer algo diferente, principalmente quando se trata de uma comemoração como o Dia dos Pais. “A intenção é trazer sabor, baixo custo e praticidade, sem perder a elegância dos pratos, e ainda com aquele toque gourmet que promete surpreender não só o paladar, mas os olhos” garante. 

O chef Adriano Gomes, da Camicado do Shopping Campo Grande, também gravou sua participação com outras duas receitas. Uma das propostas apresentadas pelo culinarista é uma carne que pode ser acompanhada por diversas outras receitas: maminha assada com cerveja escura. O outro palpite para o grande dia é o Quiche Caprese, opção pensada para pais e filhos que estão fazendo a quarentena juntos e, consequentemente, poderão topar os desafios de se ajudarem na missão de elaborar essa deliciosa torta. “O desafio está lançado”, brinca.

Ele ressalta ainda, que, neste momento de isolamento social, onde muitos pais e filhos passam o dia longe um do outro, a gastronomia pode ser um fator de união. “Os filhos poderão colocar a mão na massa e enviar o prato por delivery, por exemplo, caso não possam estar juntos fisicamente”, sugere o especialista. 

Os vídeos, com as receitas completas, serão postados ao longo do mês de agosto no canal do Shopping Campo Grande no Youtube, e também poderão ser conferidos nas redes sociais, como o Instagram (@shoppingcampogrande), ou no Facebook

*Costelinha suína com crosta e geleia de abacaxi 

INGREDIENTES

1 peça de costela de porco (cerca de 1,5 kg)

? de xícara (chá) de castanha-de-caju

¼ de xícara (chá) de geleia de abacaxi 

1 xícara (chá) de vinho branco

2 cebolas

4 dentes de alho

3 ramos de alecrim

azeite a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).

Retire o excesso de gordura da costelinha Caso sua assadeira seja pequena, corte a peça ao meio, no sentido da largura – faça o corte entre dois ossinhos para facilitar.

Tempere os dois lados da costela com sal e pimenta. Numa assadeira grande, coloque 5 galhos de alecrim e disponha a peça sobre as ervas, com o lado da carne para cima.

Bata a castanha-de-caju no processador ou liquidificador até formar uma farofa grossa, reserve. (Ainda no processador nem precisa lavar), bata 1 dente de alho com ½ colher (chá) de sal até formar uma pasta. Junte a geleia de laranja e misture bem.

Com uma colher, espalhe a geleia temperada sobre a costela e salpique a castanha-de-caju. Leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos, ou até dourar. Enquanto isso corte as cebolas em quartos, passando a faca pela raiz e descasque - dessa forma os gomos ficam unidos. Descasque os dentes de alho

Retire a assadeira do forno e diminua a temperatura para 160 ºC (temperatura baixa). Distribua os gomos de cebola e dentes de alho ao redor da costelinha, e tempere com sal e azeite. Regue a assadeira com o vinho e cubra com papel alumínio. Volte ao forno e deixe assar por mais 1 hora, até a carne ficar bem macia. Retire do forno e transfira a costela para a tábua. Corte em ripas e sirva com a cebola, os dentes de alho e o molho que se formou na assadeira.

 

Foto: Divulgação

Peça sua Música
Obrigado por participar! =)
Tag3 - Desenvolvimento Digital