Cada vez mais cresce a busca por produtos
regionais. As marcas locais conquistam o consumidor que passa a incluir, no
carrinho de compras, um pouco da originalidade e tradição do lugar de onde
moram. É o que aponta pesquisa realizada pela Kantar, que estudou as mudanças
dos hábitos de consumo geradas pela pandemia. De acordo com o estudo
Consumer Insights, a categoria de marca local conquistou 2,2 milhões de
novos consumidores no primeiro semestre deste ano, o que representa uma
penetração de 33% no mercado, contra 29% no mesmo período do ano passado.
Em Mato Grosso do Sul, indústrias, empresas e
cooperativas locais encontraram no atacarejo uma opção para disseminar suas
vendas. “Optamos por beneficiar marcas e grupos locais como forma de fortalecer
a economia regional. Em nossas unidades, temos forte a presença regional por
meio de produtos que são feitos em Mato Grosso do Sul. No mês de aniversário do
Fort e do nosso próprio Estado, ressaltar a participação dessas marcas é
celebrar nosso crescimento”, aponta a coordenadora regional de marketing do
Fort Atacadista, Rafaellen Duarte. Dentre as marcas presentes, Rafaellen cita a
Cachaça da Nossa, Erva Mate Santo Antônio, Natubom e a Cooperativa Agrícola
Mista da Pecuária Leiteira e de Corte e da Agricultura Familiar (Cooplaf),
entre outros.
Da cidade de Terenos, duas marcas vem ganhando
força. A Cachaça Da Nossa é uma delas. Presente nas gôndolas do Fort
Atacadista, a bebida, que é fabricada desde 2008, passou a ser conhecida por
todo o Estado. “São produzidas com intuito de serem apreciadas por quem busca
qualidade” diz o proprietário da marca, Mateus Maciel. “A particularidade do
clima sul-mato-grossense, bem como de seu solo, a forma de cultivo da cana de
açúcar e fermentação favorecem o processo tornando seu sabor diferenciado”,
complementa. .
A Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária Leiteira e
de Corte e da Agricultura Familiar (Cooplaf), em Terenos, também vem crescendo
e se consolidando como um dos principais fornecedores da rede de atacarejos na
capital. Com cerca de 240 cooperados, entre produtores de leite e hortifruti, a
entidade conquistou estabilidade quando passou a vender para compradores fixos,
como é o caso do Fort Atacadista, que tem parceria firmada com os agricultores
desde 2015. Mais de 90% de seu hortifruti é destinado aos mercados da rede
localizados em Campo Grande.
Outro exemplo de marca local que há muito tempo já
se tornou referência em consumo no Estado, é a Erva Mate Santo Antônio, sediada
na cidade de Ponta Porã (MS), a 312 km da Capital. A presença no atacarejo,
facilita as pequenas mercearias e conveniências que se abastecem para vender a
erva da bebida mais tradicional do Estado: o tereré.
Comemoração - Além de celebrar a divisão do Estado, em outubro
o Fort Atacadista completa 21 anos. Como campanha de aniversário, durante todo
o mês, haverá uma série de ofertas nas lojas do Fort. “Durante todo esse tempo,
nosso ideal sempre foi oferecer uma variedade cada vez mais diversa em produtos
e serviços, com preços que caibam no bolso do consumidor, essa é uma forma de
devolver aos sul-mato-grossenses a credibilidade em nossa marca”, aponta
Rafaellen.