Setembro celebra um ícone da
cultura brasileira: o brigadeiro, reconhecido como patrimônio cultural pelo
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para marcar a
data e também o Mês da Pessoa com Deficiência, a Nestlé Brasil lançou no Instagram
uma mini websérie em Libras que une duas frentes importantes: a valorização desse doce tão presente na vida
dos brasileiros e a promoção da acessibilidade na comunicação.
A série conta com vídeos
publicados nos dias 24 e 25 de setembro, em preparação para o Dia Nacional dos
Surdos (26). Todos os conteúdos foram produzidos em Libras e com
audiodescrição, garantindo acesso para pessoas surdas e com deficiência visual.
Os episódios trazem receitas tradicionais e criativas, como o Brigadeirão e o Brigadeiro
Brûlée, além de dicas de preparo que podem ser um diferencial para quem busca
se destacar como doceiro amador ou até mesmo empreender.
A iniciativa teve participação
especial de Vitória Leite, da área de Qualidade em Caçapava, e Fernanda
Rodrigues, do RH de Vila Velha – ambas fluentes em Libras e responsáveis por
liderar a condução dos vídeos. “Quando pensamos em brigadeiro, lembramos de
encontros, afeto e partilha. Este ano, optamos por tornar a celebração ainda
mais inclusiva, reconhecendo a importância da acessibilidade e dando voz às
pessoas que fazem parte da nossa história”, afirma Vitória Leite, analista de
Qualidade.
Além de valorizar a paixão
nacional pelo brigadeiro, a websérie reforça o compromisso da Nestlé com a
inclusão e celebra a contribuição de diferentes áreas e fábricas, fundamentais
para levar qualidade e inovação à mesa dos brasileiros.
Compromisso
com a diversidade e inclusão na Nestlé
A Nestlé tem o propósito claro
de ser o reflexo do Brasil e busca refletir em suas operações o país diverso e
plural, proporcionando oportunidade de carreiras para todas as pessoas. A
empresa conta com 5,4% de sua força de trabalho composta por pessoas com
deficiência, superando o exigido pela legislação.
A Fábrica da Garoto em Vila
Velha, por exemplo, é referência em acessibilidade industrial e foi pioneira na
contratação de intérpretes de LIBRAS antes mesmo da regulamentação da
profissão.
Atualmente, cerca de 7% dos
colaboradores da fábrica têm algum tipo de deficiência – sendo 5% portadores de
deficiência auditiva.
"A Nestlé conta com um
centro de competências que atua em cinco frentes: gênero, gerações, raça,
LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Acreditamos que a inclusão vai além da
presença: ela precisa ser vivida com consistência, respeito e propósito",
afirma Augusto Drumond, head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil.