Natália Martinhão, de 36 anos,
não imaginava que, ao voltar ao Brasil, depois de morar em Medelin, na
Colômbia, não teria como usar todas as suas roupas, sapatos e bolsas dos quais
tanto gostava. “Os eventos que eu frequentava lá e aqui em Teresina eram
diferentes, o próprio clima já não era o mesmo e eu queria coisas novas. Então,
informalmente, comecei a vender minhas peças nas redes sociais. Percebi que
fazia sucesso e vendia bem, então minhas amigas me pediram ajuda e passei a
vender as peças delas, também. Nasceu um negócio e eu nem me dei conta desse
começo”, relembra.
O brechó de luxo “Desapega que
a vida carrega” tem seis anos e, hoje, é uma empresa muito bem-sucedida,
formalizada e com profissionais capacitados em toda a sua estrutura. Da
curadoria de moda à logística, passando pela contabilidade, jurídico, gestão de
pessoas e marketing, tudo é organizado para que funcione adequadamente – e o
resultado se apresenta em números.
Para se ter ideia, em 2022, a
marca faturou R$ 3,5 milhões, resultando 70% superior ao ano anterior. “Nossa
entrada na capital paulista fez com que atingíssemos mais público vendedor e
comprador – dois elos importantes do nosso negócio”, enfatiza Martinhão.
Para que se entenda melhor a
história do Desapega que a vida carrega, o brechó nasceu em Teresina (PI), com
loja física e e-commerce. Pouco tempo depois, inaugurou uma loja física também
em São Luís (MA). O sucesso da empreitada fez com que a empreendedora Natália
Martinhão tivesse a ideia de abrir um showroom em São Paulo, que é a capital
onde a Moda Circular se faz mais presente. “Captamos mais peças para venda na
capital paulista, tanto em quantidade quanto em qualidade”, diz ela.
Assim, no segundo semestre de
2022, o Desapega que a vida carrega chegou a São Paulo, mudando totalmente seu
posicionamento e deixando de ser apenas o maior brechó de luxo do Nordeste para
figurar entre os mais importantes brechós de luxo do Brasil.
O Desapega que a vida carrega
tem um acervo de 30 mil peças, aproximadamente. São roupas femininas e
masculinas, calçados, bolsas e acessórios (como óculos, cintos, lenços e
chapéus) de grifes variadas, das mais cobiçadas e de alto valor (como Hermés,
Chanel, Prada, Gucci, Louis Vuitton) até as mais acessíveis (como Zara).
Foto: @desapegaqavidacarrega
O preço das peças pode variar
de R$ 500 a R$ 130 mil, dependendo da grife e raridade do produto, tendo
bolsas, por exemplo, que chegam a custar mais do que uma nova, vendida em
lojas, por sua raridade.
A logística utilizada pelo
brechó é própria, para garantir que o cliente receba o produto em condições
ideais – até porque aquele produto é único e precisa de cuidados especiais.
“Quando uma bolsa chega, ela é vendida em minutos. Nosso marketing, nas redes
sociais, é muito forte e as clientes sabem que os produtos têm garantia de
originalidade e qualidade”, enfatiza Natália Martinhão.
São 300 mil clientes
cadastrados, que podem receber as novidades que chegam diariamente – e muitos
têm seus vendedores preferidos no radar. São comercializadas mais de 200 grifes
pelo brechó.
No ano que começa, Natália
Martinhão e sua equipe preparam-se para firmar novas parcerias e viajar pelo
Brasil com o Desapega que a vida carrega, no formato de pop-up stores. A
primeira investida neste formato ocorrerá ainda em janeiro, no Rio de Janeiro: o
Shopping Recreio receberá, entre os dias 18 e 22, uma edição do Desapega que a
vida carrega com mais de 3 mil peças. Serão apresentadas apenas peças de luxo,
num evento que promete mudar o conceito de Moda Circular na cidade.
Também faz parte do projeto do
Desapega que a vida carrega, para 2023, inaugurar mais três lojas físicas,
todas em capitais do Nordeste (ainda a definir). A estratégia permitirá ampliar
as vendas na região e melhorar a logística local, já que o brechó já vende
muito nos estados nordestinos.
Com isso, Natália Martinhão
acredita que dobrará o tamanho de seu empreendimento em 2023. “A Moda Circular
não é apenas uma tendência, é um segmento consolidado e que foi adotado por
todas as pessoas que valorizam peças atemporais, luxuosas e de bom gosto.
Renovar o guarda-roupa de forma criativa requer conhecimento e a curadoria de
moda é uma prestação de serviços utilíssima e inteligente”, finaliza.
Desapega que a vida carrega no
Instagram: @desapegaqavidacarrega